Ao embarcar quase 3 milhões de toneladas de soja em grão nos primeiros seis dias úteis do mês, o Brasil ultrapassa a marca de 20 milhões de toneladas exportadas em 2014, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).
As vendas do país na primeira semana de maio representam mais de um terço do volume enviado ao exterior no mês passado, que foi recorde, com 20 dias úteis. Houve aumento nos embarques diários pelos portos. Em abril, 413 mil toneladas do produto deixavam o país, em média. Agora, os embarques diários chegam a 500 mil toneladas/dia. Se o ritmo atual fosse mantido, o país fecharia maio com vendas de 10,5 milhões de toneladas exportadas. O ganho de mercado da soja brasileira se deve a um aperto na oferta dos Estados Unidos, que inclusive estão comprando do Brasil para suprir o consumo interno.
Para alcançar exportações de 48,5 milhões de toneladas – volume projetado pelo Agronegócio Gazeta do Povo – os portos brasileiros precisariam escoar, em média, 840 mil toneladas por semana até dezembro, ou 3,4 milhões de toneladas/mês.
Complexo
24,7 milhões de toneladas De grão, óleo e farelo de soja foram exportadas pelo Brasil de 1º de janeiro até a semana passada, segundo o MDIC. A alta observada somente no primeiro quadrimestre do ano foi de 47% em relação a igual período de 2013.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Janja “causa” e leva oposição a pedir regras de conduta para primeiras-damas
Deixe sua opinião