Como os produtores de grãos tendem a demorar mais para vender a safra de inverno diante de cotações abaixo ou muito próximas dos preços mínimos, milho e trigo vão ocupar espaço além do normal nos armazéns na colheita da safra de verão. Neste momento, há 9 milhões de toneladas só de milho estocadas. E perto de 4 milhões de t de trigo começam a ser colhidos. Entre julho deste ano e junho de 2015, o estado deve somar 36 milhões de t, incluindo soja e milho de verão, conforme dados do Departamento de Economia Rural (Deral).

CARREGANDO :)

O volume deve se equiparar ao da última temporada, mesmo com expansão da área de soja. A oleaginosa é mais lucrativa mas rende menos que o milho por hectare. A questão é justamente o tempo que os grãos ficarão armazenados.

A  rede de armazenagem tem capacidade estática de 27 milhões de t, com distribuição de silos desproporcional em relação à da produção. A necessidade de escoamento vai além do déficit de 9 milhões de t. É como se o setor produtivo tivesse de se desdobrar para encontrar espaço para uma safra de mais de 15 milhões de toneladas de soja.

Publicidade

Setembro

1,5 milhão de toneladas de trigo deve ser colhido até o final de setembro no Paraná. Esse volume tende a ir praticamente todo para os armazéns, diante da queda nas cotações, que fecharam a semana em R$ 31,63 (5,44% abaixo do preço mínimo).