A carne de frango brasileira fechou o mês de outubro com ritmo intenso nas exportações. As 355 mil toneladas embarcadas no período configuraram recorde histórico para o setor, conforme levantamento feito pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef). O volume é 3,5% superior ao registrado no décimo mês do ano passado, embora em termos de valor tenha havido retração de 4,9%.

CARREGANDO :)

Considerando o agregado dos últimos dez meses, os números se invertem. O faturamento cresceu 5,4% em relação a 2012, atingindo US$ 6,6 bilhões. Já a quantidade caiu 1,4%, totalizando 3,2 milhões de toneladas. Para a Ubabef, o desempenho está dentro do previsto e confirma as expectativas de recuperação do setor frente ao último ano, quando o encarecimento dos custos de produção limitou os ganhos das granjas e indústrias. A alta do preço da ração foi gerada pela valorização da soja e do milho. Na avaliação do presidente da Ubabef, Francisco Turra, o setor deve fechar o ano com estoques baixos, diante do aquecimento na demanda devido às festas típicas do período.

Empate

Publicidade

3,9 milhões de toneladas foi o volume exportado pelo Brasil em 2012. Para a Ubabef o setor tem condições de repetir a marca neste ano.