Conforme anunciado ontem, os caminhoneiros iniciaram na madrugada desta quinta-feira (23) protestos e bloqueios em várias rodovias do Brasil. Existem registros de bloqueios no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A greve foi anunciada depois de uma reunião entre representantes da categoria e governo para decidir se haveria uma tabela de frete mínimo, pedido feito pelos caminhoneiros na paralisação realizada no mês de março. A negociação entre as partes ocorre há quase dois meses.

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O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, anunciou que o governo não atenderia ao pedido de frete mínimo, criando apenas uma tabela referencial. Grandes empresas eram contra a tabela mínima.

Após o anúncio, cerca de 50 representantes da categoria saíram do auditório da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) aos gritos de "O Brasil Vai Parar". Vários deles já se articulavam com outros líderes por mensagens de textos e redes sociais para iniciar a mobilização da categoria.

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Na reunião desta quarta-feira (22), Rossetto tentou explicar aos caminhoneiros que o governo considerava que a tabela de frete mínimo, que criaria um valor mínimo para o pagamento do transporte de carga, seria inconstitucional e não funcionaria.

Para tentar convencer os caminhoneiros a não anunciar o movimento, Rossetto apresentou reivindicações dos caminhoneiros que foram atendidas desde a greve, como a postergação do pagamento de dívidas, ofereceu a tabela referencial e uma "mesa permanente de negociação com os empresários" para melhorar o preço do frete.

Vários caminhoneiros rasgaram a proposta na frente do ministro e, aos gritos, deixaram o encontro dizendo que estavam sendo "pedalados" pelo governo -referindo-se a manobras do governo nas contas públicas.

"Desde o começo eles estavam avisados que a principal reivindicação é a tabela mínima de frete. Esperávamos mais coerência deles sobre essa impossibilidade. É sempre em benefício de políticos e grandes grupos. A [tabela] referencial não aceitamos de jeito nenhum", disse Diego Mendes, caminhoneiro autônomo na região do Nordeste.

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Segundo Mendes, havia até o dia anterior à reunião uma tendência do governo de fazer a tabela mínima por um período e que, se fosse o caso, as empresas entrariam na Justiça para derrubar a medida.

Ao fim da reunião, Rossetto convocou uma entrevista coletiva para tentar explicar a posição do governo. Ele afirmou que o governo estudou muito o assunto e considerou que, além de inconstitucional, uma tabela mínima seria impraticável. "Há uma enorme diferenciação na atividade que torna impraticável uma tabela impositiva", disse.

Segundo ele, o governo está seguro que a tabela referencial cria uma base para melhor distribuir a renda na atividade. Para ele, a maioria dos caminhoneiros reconhece as conquistas alcançadas após a greve e só houve desacordo sobre esse ponto. Perguntado sobre o que seria feito se houvesse greve, o ministro afirmou:

"Acreditamos que as medidas estão sendo compreendidas pelos caminhoneiros. Achamos que haverá um grande, amplo apoio da categoria [ao que o governo fez]. Estamos seguros da aceitação por parte da categoria. Vamos aguardar", disse Rossetto.

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