A dragagem no Porto de Paranaguá deve finalmente sair do papel. Na próxima terça-feira (13), a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai abrir os envelopes com as propostas de empresas que se interessaram pela licitação e execução da obra. O certame foi viabilizado depois que o porto comprovou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama)que teria condições de realizar limpeza da fauna local em caso de derramamento de óleo.
O superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, disse que a dragagem será feita em todos os berços de atracação de navios, na bacia de evolução e no canal de acesso usado pelas embarcações, aumentando a segurança no fluxo dos transportadores. Deve evitar que uma embarcação fique encalhada se a maré baixar. O governo está disposto a pagar um máximo R$ 131,4 milhões e o trabalho deve durar um ano e meio. As primeiras mudanças poderão ser notadas em 40 dias, o que deve favorecer o escoamento de grãos da última colheita de verão.
“Os embarques de soja estão terminando e estamos prevendo um aumento para o milho”, diz Dividino.O porto precisa ainda realizar dragagem de aprofundamento, aumentando o calado máximo para que os navios não dependam da maré alta.
Profundidade
14 metros é o calado previsto para as zonas internas do porto de Paranaguá após as obras de dragagem. Hoje o índice oscila entre 11 e 13 metros.
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