O porto de Paranaguá termina o ano com movimentação recorde no mês de dezembro. O terminal exportou 982,7 mil toneladas de grãos em 30 dias, volume 47,5% superior ao registrado no mesmo período de 2013, quando foram embarcadas 665,8 mil toneladas, aponta balanço da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), divulgado nesta terça (30).
Conforme o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a expectativa é de que os embarques continuem crescentes nos próximos meses devido a entrada da nova safra e o início das operações de dois novos carregadores no berço 213, prevista para fevereiro. Os novos shiploaders podem movimentar duas mil toneladas por hora (velocidade 30% maior que a dos equipamentos substituídos).
O principal produto embarcado no terminal paranaense tem sido o milho. De 1 a 29 de dezembro foram exportadas 487 mil toneladas do cereal, mais que o dobro do que no mesmo período de 2013. Há 103 mil toneladas sendo carregadas nesta semana, e para os próximos 20 dias a programação prevê o embarque de mais 311 mil toneladas do cereal. No acumulado geral, contudo, as exportações de milho ainda são inferiores as do ano passado, devido aos baixos preços internacionais.
Além do milho, as principais cargas direcionadas a Paranaguá neste mês foram o trigo (foram enviados 4,8 mil caminhões carregados) e o farelo de soja (com 4,2 mil caminhões). Não há registro do envio de soja neste mês.