Os 108 dias com chuva ao longo de 2015, que inviabilizam os embarques no Corredor de Exportações, não foram suficientes para diminuir o ímpeto do Porto de Paranaguá. De acordo com dados divulgados pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o terminal paranaense exportou 30,3 milhões de toneladas de produtos, maior volume da história. Em 2014, foram 71 dias de chuva.
Paranaguá mira novo recorde em 2016, mesmo com chuva
Sistema reduziria as paralisações provocadas pela chuva. No ano passado, foram 108 dias sem embarques
Leia a matéria completaO principal produto que deixou o Brasil via Paranaguá foi a soja, com 8,5 milhões de toneladas exportadas, ultrapassando o recorde anterior que era de 7,7 milhões de toneladas em 2013. Cerca de 5,4 milhões de toneladas de farelo de soja foram embarcadas, outro recorde. O milho, com 4,12 milhões de toneladas escoadas, e o açúcar, com 4,33 milhões de toneladas, fortalecem a lista de produtos do agronegócio.
No total, as remessas brasileiras ao exterior atingiram 97 milhões de t em 2015, salto de 17 milhões de t em relação a 2014.
Carnes
As carnes congeladas também registraram aumento via Paranaguá. Cerca de 1,9 milhão de toneladas de proteína animal foram exportadas, crescimento de 14% em relação a temporada 2014. O desempenho colocou o porto paranaense na liderança do ranking de exportação de carne de frango.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Deixe sua opinião