Os 108 dias com chuva ao longo de 2015, que inviabilizam os embarques no Corredor de Exportações, não foram suficientes para diminuir o ímpeto do Porto de Paranaguá. De acordo com dados divulgados pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o terminal paranaense exportou 30,3 milhões de toneladas de produtos, maior volume da história. Em 2014, foram 71 dias de chuva.
O principal produto que deixou o Brasil via Paranaguá foi a soja, com 8,5 milhões de toneladas exportadas, ultrapassando o recorde anterior que era de 7,7 milhões de toneladas em 2013. Cerca de 5,4 milhões de toneladas de farelo de soja foram embarcadas, outro recorde. O milho, com 4,12 milhões de toneladas escoadas, e o açúcar, com 4,33 milhões de toneladas, fortalecem a lista de produtos do agronegócio.
No total, as remessas brasileiras ao exterior atingiram 97 milhões de t em 2015, salto de 17 milhões de t em relação a 2014.
Carnes
As carnes congeladas também registraram aumento via Paranaguá. Cerca de 1,9 milhão de toneladas de proteína animal foram exportadas, crescimento de 14% em relação a temporada 2014. O desempenho colocou o porto paranaense na liderança do ranking de exportação de carne de frango.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta