Grãos e aves dão impulso aos embarques em Paranaguá.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O Porto de Paranaguá (PR) fecha o ano de 2015 com números recordes, segundo a administração local. O porto registrou a maior movimentação de toda história ao longo de um único mês, durante abril, quando foram movimentadas 4,6 milhões de toneladas em cargas.

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Na reta final do ano, Antonina faz primeiro carregamento de farelo de soja

O terminal Ponta do Félix, no Porto de Antonina, iniciou nessa semana sua primeira operação de embarque de grãos, em que serão exportadas 25 mil toneladas de farelo de soja. O produto é 100% produzido e processado no Paraná e não é transgênico. Este é o primeiro carregamento do produto pelo terminal de Antonina, que estima exportar mais 450 mil toneladas ao longo de 2016 e com previsão de crescimento para os anos seguintes.

Em 2015, o porto retomou as exportações de açúcar e, agora, passa a operar grãos. Investimentos na estrutura, principalmente em aspectos como a dragagem, favoreceram a retomada dos embarques. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) aponta que foram investidos mais de R$ 70 milhões nos terminais Barão de Teffé e Ponta do Félix ao longo dos últimos quatro anos.

“Conseguimos aumentar o calado do canal, revitalizar o porto e devolver a competitividade ao porto de Antonina. Isto beneficia não só economia local, mas também de todo estado do Paraná”, comentou o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, em nota.

Para o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, essa é uma nova etapa para o crescimento dos portos paranaenses. “Paranaguá acaba de ativar o quarto novo shiploader, batemos todos os recordes de movimentação no Corredor de Exportação, e, agora, abrimos uma nova porta para a exportação em Antonina. ”, frisou.

Também assumiu a liderança nacional nas exportações de carne de frango, com 1,25 milhão de toneladas embarcadas, de janeiro a outubro de 2015. A marca supera em 14% o volume de 1,10 milhão de toneladas do produto exportadas pelos portos catarinenses de Navegantes e Itajaí.

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“A ampliação do modal ferroviário trouxe uma opção mais econômica para os produtores, fazendo com que a carne fosse canalizada para Paranaguá”, afirmou, em nota, o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Ele se refere aos investimentos feitos desde 2011 na modernização da Ferroeste para dobrar sua capacidade de operação.

Para o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, os investimentos na modernização do terminal paranaense trouxeram mais agilidade para as operações e impulsionaram as exportações. “A ampliação do cais do porto e a aquisição de novos equipamentos possibilitaram um aumento de produtividade e trouxeram novas rotas de navios para Paranaguá. Além disso, temos a nosso favor todo o trabalho dos produtores rurais do Paraná que lideram a produção no país”, disse Dividino, em nota.

Em relação ao Corredor de Exportação, em junho deste ano o porto bateu a melhor marca de exportação diária de grãos, com 55 mil toneladas embarcadas em um período de 24 horas. No mesmo mês, o corredor alcançou o maior volume da história em exportação de grãos, com 1,91 milhão de toneladas movimentadas. Isso significa que 2015 foi o ano em que, pela primeira vez, o Corredor de Exportação chegou à casa das 16 milhões de toneladas exportadas.

O Silo Público, que faz parte do Corredor de Exportação, atingiu estocagem recorde de 3 milhões de toneladas durante o ano, mais de 20% acima do recorde anterior. O “Silão”, como é conhecido o Silo Público, é o local em que os pequenos e médios produtores podem armazenar suas cargas enquanto aguardam para exportá-las, mesmo que não estejam vinculados a alguma grande cooperativa ou multinacional graneleira.

Porto de Santos projeta expansão em 2016

O Porto de Santos deve encerrar 2015 com uma movimentação de cargas de cerca de 119 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 7,1% ante 2014 (111,1 milhões de toneladas). Para as exportações está previsto um aumento de 13,1% em relação à 2014 e para as importações uma retração de 6,4%.Diante do cenário econômico nacional e internacio

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Por ano, o porto exporta 7,5 milhões de toneladas de soja, 5,2 milhões de toneladas de farelo de soja, 4,2 milhões de toneladas de milho e 4,4 milhões de toneladas de açúcar.

No sentindo contrário, Paranaguá é o maior porto de importação de fertilizantes, com 9,5 milhões de toneladas desembarcadas por ano. O montante representa cerca de 35% de todo o fertilizante importado pelo Brasil.