O Porto de Paranaguá (PR) fecha o ano de 2015 com números recordes, segundo a administração local. O porto registrou a maior movimentação de toda história ao longo de um único mês, durante abril, quando foram movimentadas 4,6 milhões de toneladas em cargas.
Na reta final do ano, Antonina faz primeiro carregamento de farelo de soja
O terminal Ponta do Félix, no Porto de Antonina, iniciou nessa semana sua primeira operação de embarque de grãos, em que serão exportadas 25 mil toneladas de farelo de soja. O produto é 100% produzido e processado no Paraná e não é transgênico. Este é o primeiro carregamento do produto pelo terminal de Antonina, que estima exportar mais 450 mil toneladas ao longo de 2016 e com previsão de crescimento para os anos seguintes.
Em 2015, o porto retomou as exportações de açúcar e, agora, passa a operar grãos. Investimentos na estrutura, principalmente em aspectos como a dragagem, favoreceram a retomada dos embarques. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) aponta que foram investidos mais de R$ 70 milhões nos terminais Barão de Teffé e Ponta do Félix ao longo dos últimos quatro anos.
“Conseguimos aumentar o calado do canal, revitalizar o porto e devolver a competitividade ao porto de Antonina. Isto beneficia não só economia local, mas também de todo estado do Paraná”, comentou o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, em nota.
Para o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, essa é uma nova etapa para o crescimento dos portos paranaenses. “Paranaguá acaba de ativar o quarto novo shiploader, batemos todos os recordes de movimentação no Corredor de Exportação, e, agora, abrimos uma nova porta para a exportação em Antonina. ”, frisou.
Também assumiu a liderança nacional nas exportações de carne de frango, com 1,25 milhão de toneladas embarcadas, de janeiro a outubro de 2015. A marca supera em 14% o volume de 1,10 milhão de toneladas do produto exportadas pelos portos catarinenses de Navegantes e Itajaí.
“A ampliação do modal ferroviário trouxe uma opção mais econômica para os produtores, fazendo com que a carne fosse canalizada para Paranaguá”, afirmou, em nota, o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Ele se refere aos investimentos feitos desde 2011 na modernização da Ferroeste para dobrar sua capacidade de operação.
Para o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, os investimentos na modernização do terminal paranaense trouxeram mais agilidade para as operações e impulsionaram as exportações. “A ampliação do cais do porto e a aquisição de novos equipamentos possibilitaram um aumento de produtividade e trouxeram novas rotas de navios para Paranaguá. Além disso, temos a nosso favor todo o trabalho dos produtores rurais do Paraná que lideram a produção no país”, disse Dividino, em nota.
Em relação ao Corredor de Exportação, em junho deste ano o porto bateu a melhor marca de exportação diária de grãos, com 55 mil toneladas embarcadas em um período de 24 horas. No mesmo mês, o corredor alcançou o maior volume da história em exportação de grãos, com 1,91 milhão de toneladas movimentadas. Isso significa que 2015 foi o ano em que, pela primeira vez, o Corredor de Exportação chegou à casa das 16 milhões de toneladas exportadas.
O Silo Público, que faz parte do Corredor de Exportação, atingiu estocagem recorde de 3 milhões de toneladas durante o ano, mais de 20% acima do recorde anterior. O “Silão”, como é conhecido o Silo Público, é o local em que os pequenos e médios produtores podem armazenar suas cargas enquanto aguardam para exportá-las, mesmo que não estejam vinculados a alguma grande cooperativa ou multinacional graneleira.
Porto de Santos projeta expansão em 2016
O Porto de Santos deve encerrar 2015 com uma movimentação de cargas de cerca de 119 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 7,1% ante 2014 (111,1 milhões de toneladas). Para as exportações está previsto um aumento de 13,1% em relação à 2014 e para as importações uma retração de 6,4%.Diante do cenário econômico nacional e internacio
Leia a matéria completaPor ano, o porto exporta 7,5 milhões de toneladas de soja, 5,2 milhões de toneladas de farelo de soja, 4,2 milhões de toneladas de milho e 4,4 milhões de toneladas de açúcar.
No sentindo contrário, Paranaguá é o maior porto de importação de fertilizantes, com 9,5 milhões de toneladas desembarcadas por ano. O montante representa cerca de 35% de todo o fertilizante importado pelo Brasil.
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