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Com recursos próprios, Appa investe no aprofundamento dos  berços de atracação para receber navios maiores. |
Com recursos próprios, Appa investe no aprofundamento dos berços de atracação para receber navios maiores.| Foto:

O Porto de Paranaguá completa hoje 80 anos de história com uma série de projetos em andamento – que prometem novo ritmo de carregamento de grãos a partir de 2017. O embarque de soja no Corredor de Exportação terá condições de passar da casa de 7 milhões para a de 10 milhões de toneladas ao ano nesse período.

Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), é a primeira vez em 80 anos que será ampliada a profundidade da região dos berços de atracação dos navios de grãos. Esse projeto recebe R$ 90 milhões de recursos do próprio porto e a intervenção segue até meados do ano que vem.

Na baía de evolução, devem ser investidos R$ 394 milhões de recursos públicos federais para que a profundidade passe de 8,5 a 13,8 metros. Nesse caso, as máquinas vão trabalhar entre 2015 e 2017.

O objetivo dessas duas frentes de obras é abrir caminho a navios maiores e permitir o amplo aproveitamento de novos equipamentos. Os dois novos shiploaders que entraram em operação em fevereiro ampliam em 30% o ritmo de carregamento de grãos sobre embarcações mais largas. Outros dois devem ser substituídos em cinco meses, até julho.

Em 2017, os graneleiros, que hoje saem de Paranaguá levando de 50 mil a 60 mil t, poderão carregar de 70 mil a 90 mil t , dependendo do tamanho das próprias embarcações, informa a Appa.

Paranaguá depende desses investimentos para voltar à segunda posição no embarque brasileiro de soja, tomada duas safras atrás pelo Porto de Rio Grande (RS). A liderança vem sendo mantida pelo Porto de Santos (SP).

Conforme a Appa, desde que foi inaugurado, o Porto de Paranaguá multiplicou por 500 a movimentação de cargas: de 91.598 t (1935) para 45.548.423 de t (2014). Em oito décadas, a estrutura passou a ocupar 2,3 milhões de metros quadrados e os cais e píeres se estenderam por 4,23 quilômetros.

A ampliação da capacidade de embarque pode tornar pequeno o próprio complexo de armazenagem, conforme o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino. A capacidade estática atual é de 1,55 milhão de toneladas, volume que corresponde a 27 mil caminhões.

A inauguração do porto foi em 17 de março de 1935. Na época, tinha um cais acostável de 400 metros, calado de 5 metros, dois armazéns e linhas férreas para guindastes. A área cercada era de 10 mil metros quadrados, pouco maior que a de um campo de futebol.

3 dos 20berços de atracação do Porto de Paranaguá integram o Corredor de Exportação e são usados para o carregamento de grãos (soja e milho). O agronegócio utiliza ainda o terminal de contêineres para embarque de frango, por exemplo, e os berços que recebem navios de fertilizantes.

RankingO Porto de Paranaguá é o que mais exporta farelo de soja e óleo vegetal, mas está em 3º no embarque de soja em grão, commodity agrícola mais exportada pelo país. Mantém a 2ª posição em açúcar, milho, algodão, papel, álcool e veículos. Na importação, é a principal porta de entrada de fertilizantes.

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