A automatização das operações no Terminal Público de Fertilizantes (Tefer) tem contribuído para o Porto de Paranaguá elevar a importação de fertilizante. No final do mês passado, o terminal registrou novo recorde na descarga de fertilizantes nos berços públicos. O navio italiano Cielo di Capalbio descarregou 16.236 toneladas do produto em 24 horas (descontadas as paralisações por conta das adversidades climáticas). A velocidade na operação foi 170% maior em relação ao ritmo de descarga normal operadas no porto (6 mil toneladas/dia).

CARREGANDO :)

“Este Recorde coroa o esforço conjunto da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) e da empresa Rocha Log, no sentido de dotar o terminal de um sistema que reduz as multas pagas pelos importadores de fertilizantes por meio do aumento da eficiência da operação portuária”, contextualiza João Gilberto, diretor executivo da Rocha Top.

A estrutura do Tefer foi inaugurada em 2009, mas permaneceu inoperante até 2013 por falta de licenças ambientais. Após receber investimentos do setor privado, o terminal vem ganhando produtividade. Hoje, o berço 209 operado Rocha Log S.A utiliza um sistema de esteiras transportadoras interligadas ao Tefer e aos armazéns retroportuários da empresa. Nos últimos 12 meses, mais de 900 mil toneladas foram descarregadas no novo sistema operacional.

Publicidade

De acordo com a Appa, Paranaguá movimentou 9,7 milhões de toneladas de fertilizantes em 2014, 5% a mais se comparado ao ano anterior (9,2 milhões de toneladas). Apesar do aumento, a quantidade ficou abaixo da estimada pela administração do terminal que era de 11 milhões de toneladas. O porto paranaense é a porta de entrada de 40% de todo o produto utilizado no país.