Além do acompanhamento da colheita de soja e milho de verão, o roteiro da Expedição Safra Gazeta do Povo pelo Matopiba inclui uma visita ao Porto de Itaqui, em São Luís, no Maranhão. O terminal promete estimular a exportação de grãos pelo Arco-Norte – que pode chegar a 20 milhões de toneladas ao ano na próxima década, mais que o dobro do volume atual, incluindo os portos de Rondônia, Amazonas, Amapá e Pará.

CARREGANDO :)

A Expedição vai acompanhar o carregamento do primeiro navio atracado no novo terminal de grãos do Porto de Itaqui, o Tegram. Técnicos e jornalistas apuram o potencial de embarque dos próximos anos, levantando dados também sobre novos projetos e investimentos.

A estimativa do consórcio que opera o local é exportar cerca de 2 milhões de toneladas de soja e milho ainda em 2015. Considerando todo o sistema São Luís/Itaqui, as estimativas do privadas e oficiais apontam para volume entre 3 milhões e 4 milhões de toneladas. Se chegar à previsão mais otimista, a região poderá se tornar a principal porta de saída de grãos do Arco Norte, desbancando a de Salvador/Cotegipe, na Bahia.

Publicidade

Mapa da produçãoA Expedição Safra visita também locais sugeridos por produtores e especialistas do agronegócio. Conheça o projeto e sugira um destino aos técnicos e jornalistas emagrogp.com.br/expedicao-safra.