Nos cinco primeiros meses de 2014 os portos paranaenses exportaram 53% a mais de soja do que o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 5,3 milhões de toneladas, ante 3,5 milhões embarcadas em 2013, indica o balanço divulgado nesta terça-feira (10) pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Considerando apenas o Corredor de Exportação de Paranaguá, os embarques somaram 7,1 milhões de toneladas de cargas exportadas (soja, milho e farelos de soja) entre janeiro e maio. O valor é 7% superior ao volume registrado em 2013 (cerca de 6,6 milhões de t).
O bom desempenho das commodities agrícolas ajudou a ampliar a movimentação total dos terminais no período. Ao todo os embarques totalizaram 19,3 milhões de toneladas, 7% mais do que no ano passado. O fluxo de contêineres também subiu cerca de 5%, passando de 300 mil unidades movimentadas.
Importações
A escassez de trigo no mercado interno refletiu diretamente na movimentação dos portos. Conforme a Appa as importações saltaram 54% na comparação com 2013, totalizando 153,6 mil toneladas.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Janja “causa” e leva oposição a pedir regras de conduta para primeiras-damas