O tempo firme em Paranaguá pode permitir o carregamento de três navios de soja ainda nesta semana, após três dias de pausa forçada na exportação por causa das chuvas. As atividades recomeçaram ontem, mas tiveram de ser novamente interrompidas por uma queda de energia.

CARREGANDO :)

Ontem, estavam sendo carregados dois navios de soja e um de farelo. Mais quatro embarcações tinham carga 100% contratada e aguardavam para atracar. Outras 40 esperavam ao largo. De sábado a segunda-feira, nenhum embarque foi efetuado. Paranaguá deve voltar a receber chuva no próximo sábado, para quando estão previstos 10 milímetros.

A pressão da exportação está aumentando, com a chegada da nova safra. Na semana passada, os embarques de soja subiram perto de 90% em relação à semana anterior, chegando a 509,5 mil toneladas da oleaginosa. O dado é da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e considera todos os portos brasileiros.

Publicidade

Embarque780 miltoneladas de soja foram exportadas pelo Brasil nas duas primeiras semanas de fevereiro. A marca de 960 mil toneladas atingida no segundo mês de 2013 deve ser superada com folga.