O mau tempo registrado no final de semana no litoral paranaense causou um acidente no Porto de Paranaguá. Na madrugada do último sábado (22), por volta das 5h, uma rajada de vento de 80 Km/h provocou a formação de altas ondas que viraram e afundaram uma balsa com um guincho. O equipamento era utilizado para cravação de estacas na obra de ampliação do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).
O acidente aconteceu na extremidade leste do cais, onde está o TCP, responsável pela obra. De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), nenhum funcionário estava no local na hora do acidente e não havia navios nas proximidades. Não houve prejuízo para a navegação e o porto segue funcionando normalmente.
Após o ocorrido, o TCP contratou equipes de emergência. Barreiras de contenção foram colocadas no mar nas imediações do acidente, para prevenir possíveis vazamentos de óleo. Mergulhadores foram contratados para análise debaixo d`água e não há risco de vazamento. O tanque do guindaste que afundou tinha cerca de mil litros de óleo e outros 200 litros estavam nos motores do flutuante.
O plano de salvatagem deve acontecer durante esta segunda-feira em duas etapas: retirada do óleo que está nos equipamentos e, posteriormente, a retirada dos equipamentos do fundo do mar. O IAP, Ibama, Força Verde e Marinha acompanham os trabalhos.
Caminhão no mar
Esse é o segundo acidente este mês no Porto de Paranaguá. No último dia 10, um caminhão caiu no cais, após ser puxado por acidente por um barco rebocador. O veículo era usado para carregamento e descarregamento de cargas e transportava cinco tambores de óleo lubrificante e uma escada.
Uma fita usada para a movimentação da carga ficou presa no barco rebocador, que, quando zarpou, puxou o caminhão e o jogou no mar. O acidente aconteceu no berço 205 do Porto. O motorista do caminhão conseguiu sair do veículo antes de ele afundar e sofreu apenas ferimentos leves.