O Paraná consolidou sua liderança na exportação de frango no País em 2015. Foram exportadas 1,481 milhão de toneladas no ano passado, volume 15,17% maior do que em 2014. Em volume, o Paraná representou 34% dos embarques brasileiros, que somaram 4,304 milhões de toneladas no ano passado.
Empresa investe R$ 30 mi em Castro para produzir alface para redes de fast food
Investimento nos Campos Gerais viabiliza a produção de 10 mil toneladas de alface e tomate por ano para redes de fast food e de varejo
Leia a matéria completaDe acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, a expectativa para 2016 é chegar perto dos 40%. “Embora exista uma crise instalada, o frango tem uma capacidade competitiva muito grande. O nosso produto é reconhecido pela qualidade no mercado internacional e temos uma cadeia produtiva muito forte e estruturada, com grandes empresas”, afirma.
Segundo Domingos Martins, a sanidade é outro fator preponderante para o bom resultado. “As empresas tratam o assunto como um tesouro. O nosso frango é o melhor do mundo, com uma qualidade invejável. Temos cada vez mais instalações novas e modernas nas empresas e nos aviários”, diz.
A receita do produto somou US$ 2,37 bilhões em 2015, 0,10% a menos do que no ano anterior, causada pela queda no preço internacional do frango. “Se analisarmos os dados com cuidados, veremos que na conversão [do dólar para o real], o país ganhou muito mais”, explica.
“A avicultura paranaense atingiu um forte grau de especialização, com a conquista de mercados exigentes e ainda tem espaço para expansão”, afirmou, em nota, Francisco Carlos Simioni, chefe do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
A cadeia paranaense da avicultura abate cerca de 1,8 bilhão de aves por ano e gera 60 mil empregos diretos e cerca de 600 mil indiretos no Estado. Ao todo são 36 frigoríficos, a maioria na região Oeste, com uma produção de 3,6 milhões de toneladas, de acordo com o Deral. Atualmente 152 países compram o frango paranaense.
O setor respondeu por 20% das exportações do agronegócio do Paraná em 2015, de acordo com levantamento realizado pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep). Os principais mercados da carne de frango foram Arábia Saudita (22%), União Europeia (13%), China (11%), Japão (9%) e Emirados Árabes (9%).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião