![Brasileiros ‘invadem’ EUA para faturar mais de R$ 1 bilhão Projeto s “Brazil. The Coffee Nation” tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo | Brunno Covello/Gazeta do Povo](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/05/b918fa7e0ff776de3e071bbc35398fdc-gpLarge.jpg)
A cada dia, beber café deixa de ser um ritual para espantar o sono de manhã ou um momento de pausa no trabalho para se transformar em uma experiência gastronômica, o que vem impulsionando o mercado de cafés especiais, no Brasil e no exterior.
Com mais aceitação e popularidade, o segmento experimenta crescimentos constantes e significativos ao longo dos anos. O Brasil se posiciona como um dos principais players desse nicho, inclusive com o selo “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/05/dbc82c95f6349159d50566011d9b72ac-gpMedium.jpg)
Na principal feira especializada do mundo, a Global Specialty Coffee Expo, que foi realizada no final de abril nos Estados Unidos, o Brasil levou uma delegação de 35 empresas e fechou US$ 32,405 milhões em negócios durante o evento. Nos próximos 12 meses, os empresários estimam fechar US$ 270,835 milhões após os mais de 800 contatos realizados, elevando o total gerado para US$ 303,240 milhões ou mais de R$ 1 bilhão.
No comparativo com o evento de 2017, o volume de negócios tende a crescer 392%, na avaliação do setor. No ano passado, foram US$ 77,356 milhões (US$ 10,576 milhões presenciais e US$ 66,780 milhões nos 12 meses seguintes).
Os Estados Unidos são os maiores importadores e consumidores de café no mundo, além de principal destino das exportações brasileiras do produto. “Pela importância dos Estados Unidos no universo cafeeiro e pela quantidade de profissionais e clientes que a feira envolve, nossa participação é fundamental e estratégica para reafirmar o Brasil como fornecedor de qualidade e para monitorarmos a evolução do segmento e dos diferentes temas relacionados ao mercado do café”, destaca a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira.
Brazil. The Coffee Nation
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no País. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.
-
Bolsonaro investe em agendas até onde perdeu em 2022; Lula evita redutos da oposição
-
Homem absolvido pelo STF por portar maconha deverá voltar à prisão
-
A mais nova troca de farpas entre Lula e Milei; ouça o podcast
-
Vereador retira projeto que previa multa para doação de alimentos e assume “erro grotesco”
Deixe sua opinião