Na onda das hamburguerias gourmet, uma cooperativa agropecuária decidiu aproveitar o momento e investir no segmento, porém, com uma “pegada” diferente: a do faça você mesmo. O hambúrguer Angus Supreme acabou de ser lançado e vem de uma parceria entre a Cotripal, de Panambi, no interior do Rio Grande do Sul, e a Associação Brasileira de Angus.
Desde o último final de semana, o produto tem sido vendido nos supermercados da cooperativa, em Panambi, mas, com capacidade de 1,2 mil hambúrgueres por hora, o planejamento é entrar em centros urbanos maiores, começando por Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cada caixinha vem com dois hambúrgueres de 200 g cada e custa R$ 12,80. “Antes de lançar, a gente fez pesquisas nessas regiões e até em função disso tocamos o projeto também”, conta o gerente de indústria da Cotripal, Roque Andreola.
100% carne
Segundo Andreola, a receita leva coxão duro, patinho e paleta de Angus. Ou seja, o hambúrguer é feito apenas com carne, sem adição de proteína de soja, por exemplo. “São todos cortes selecionados, sem nervo, de alta qualidade”, garante.
O gerente nacional do programa de certificação da Associação Brasileira de Angus, Fábio Medeiros, acrescenta que o item “praticidade” deve ajudar a fortalecer a grife “Angus” entre os consumidores. “O hambúrguer é uma tendência no Brasil, principalmente em função de preparações gourmet. Nesse contexto e nessa tendência de refeições mais elaboradas, ele tomou outra roupagem”, salienta. “E esse hambúrguer traz consigo a proposta de fazer do seu jeito. Ganha-se praticidade, tempo. E por ser cooperativa, são produtos mais acessíveis.”
O hambúrguer da Cotripal foi enriquecido, ainda, com Ômega 3 e, entre todos os testes, levou quase dois anos para chegar ao mercado. “O Ômega 3 tem propriedades anti-inflamatórias, é bom para o coração. É o primeiro [hambúrguer enriquecido] que conheço”, completa Medeiros.
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