Organizações, fundações, associações ou sociedades não governamentais e sem fins lucrativos que tenham projetos na área da alimentação já podem se inscrever no Edital 2019 da Fundação Cargill. A instituição, que tem como foco a promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível do campo ao consumidor, recebe a partir desta segunda-feira (16) iniciativas que serão executadas no próximo ano.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 18h do dia 28 de maio 2018 (horário de Brasília), exclusivamente pelo formulário digital no site do projeto, onde pode ser encontrado ainda o regulamento do edital.
Segundo Yuri Feres, presidente da Fundação Cargill, a proposta é identificar, estimular o desenvolvimento e apoiar a gestão de projetos realizados por organizações da sociedade civil ou pessoas jurídicas com negócios de impacto social, e que estejam num raio de até 150 quilômetros do entorno das unidades e escritórios da Cargill. “Buscamos iniciativas inovadoras no combate ao desperdício de alimentos, que estejam ligadas à inovação tecnológica e que fortaleçam o empreendedorismo na cadeia da alimentação”, explica.
No Paraná, serão aceitos projetos com atuação em Maringá, Castro, Ponta Grossa, Toledo e Paranaguá. Nos outros estados, podem ser inscritas iniciativas das regiões de Barreiras (BA), Ilhéus (BA), Itumbiara (GO), Rio Verde (GO), Goiânia (GO), Balsas (MA), Uberlândia (MG), Três Lagoas (MS), Primavera do Leste (MT), Sinop (MT), Santarém (PA), Porto Velho (RO), Chapecó (SC), Porto Ferreira (SP), Itapira (SP), Campinas (SP), Mairinque (SP) e São Paulo (SP).
Os projetos, que receberão de R$ 50 mil a R$ 200 mil, serão selecionados até dezembro de 2018. As propostas serão avaliadas quanto ao alinhamento e coerência com a própria organização e a missão da Fundação Cargill; à consistência do planejamento e gestão; ao impacto e à relevância frente ao contexto local em que se pretende atuar; ao potencial de escala e a consequente transformação social; e aos fatores que assegurem a continuidade da iniciativa. “Analisaremos as possibilidades de a proposta ser replicada em maior escala, contribuindo ainda mais para o aumento do impacto positivo. Os projetos devem envolver uma produção e consumo sustentável, de forma a garantir a segurança alimentar para as futuras gerações”, ressalta Feres.
Os projetos selecionados, assim como os nomes de suas organizações de origem, serão divulgados no site Alimentação em Foco até 31 de dezembro 2018.
Sobre a Fundação Cargill
Há mais de 40 anos, a Fundação Cargill trabalha a promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, com iniciativas que vão desde o campo até o consumidor final. Em 2017, a entidade desenvolveu e apoiou 45 projetos em 61 municípios, além de fomentar o trabalho de 51 comitês de voluntariado corporativo. Com 852 voluntários, a instituição beneficiou 51.554 pessoas.
No Paraná, o projeto Super Vitaminados, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento de Talentos de Curitiba (PR), é uma das seis iniciativas que receberam apoio financeiro e de gestão da Fundação em 2017. Selecionado via edital, o trabalho visa criar uma coleção de livros e músicas para crianças na faixa etária de 3 a 9 anos com o objetivo de incentivá-las a ingerirem alimentos naturais, contribuindo com a educação alimentar. A Fundação Cargill já beneficiou mais de 4,5 mil pessoas no estado.
Sobre a Cargill
Com 153 anos de experiência, a Cargill possui 155 mil funcionários em 70 países. A companhia é uma das maiores processadoras de grãos e alimentos no planeta, chegando a 125 nações. No Brasil, a Cargill está desde 1965 e atua em 17 estados brasileiros, com 10 mil funcionários.
Governo aproveita debate da jornada 6×1 e bombas em Brasília para atrasar corte de gastos
Milei se reúne com Trump, Musk e Stallone em evento conservador
Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Vídeos mostram autor de atentado entrando na Câmara horas antes de explosões
Deixe sua opinião