No primeiro pregão de 2013, realizado nesta quarta-feira (02) na Bolsa de Chicago, as cotações da soja terminaram a sessão com forte queda.

CARREGANDO :)

A expectativa para a sessão era de alta, fato que se consolidou no começo do dia, mas que foi revertido. A aprovação da lei que evitou o abismo fiscal nos Estados Unidos deixou o mercado otimista. A norma foi aprovada pelo legislativo norte-americano após longas negociações, evitando um abrupto aumento nos impostos, que poderia gerar recessão no país, ainda fragilizado economicamente devido a crise de 2008.

Aliando-se a isso, as boas condições das lavouras na América do Sul, a boa demanda do mercado e o dólar mais fraco reforçaram as expectativas de alta. No entanto, os números finais foram diferentes. Os contratos com vencimento em Janeiro fecharam a US$14,05/bushel, com queda de 1,35%.

Publicidade

Trigo e milho seguiram a tendência de baixa. O primeiro teve as maiores quedas na bolsa, enquanto o segundo foi influenciado pela falta de demanda pelos grãos norte-americanos.