A expressão popular ‘troco de pinga’ foi deixada completamente de lado durante a 27ª Expocachaça, realizada de 8 a 11 de junho, em Belo Horizonte (MG). Maior evento do mundo dedicado ao setor, a feira atraiu 45 mil pessoas e gerou um movimentação de R$ 46 milhões em negócios durante e após a feira com equipamentos negociados para o exterior e a vinda de empresas internacionais, conforme apontou o balanço da exposição.
Outro destaque da Expocachaça foi a 11ª. edição do Brasil Bier, o festival aconteceu dentro da feira e apresentou as principais microcervejarias do cenário nacional. Ao todo os visitantes puderam conferir aproximadamente 600 marcas de cachaças e 50 rótulos de cerveja.
Além de Minas Gerais, a 27ª edição da feira recebeu produtores de outros estados, como Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Alagoas. Essa participação trouxe visibilidade para novas marcas e para a própria bebida que atualmente gera um montante de R$ 6 bilhões em vendas. “ Em termos de negócio essa edição foi muito melhor do que as dos outros anos. O mercado da cachaça está melhorando. Estamos no melhor momento”, afirma Henrique Tenório, da cachaçaria Gogó da Ema.
Quem também avalia positivamente a participação na feira é a gerente de Marketing da cachaça mineira Batista, Patrícia Caldas. Segundo ela, o evento permite o contato direto com produtores de outros estados, além dos compradores e fornecedores. “Este ano pudemos notar o preparo da maioria dos expositores para a participação na feira. A gente sente que o setor está mais preparado, não apenas para o mercado interno, mas também para o externo”, afirma. A marca, que participou pela sétima vez da Expocachaça, já exportou para França e Estados Unidos.