Durante a 37ª Reunião de Pesquisa de Soja que acontece nesta semana (26 e 27/06), em Londrina, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária faz o lançamento da Tecnologia Block, uma linha de cultivares de soja com o dobro de tolerância ao ataque de percevejos.
A nova tecnologia da Embrapa não dispensa o uso de inseticidas, mas permite uma melhor convivência com os insetos que sugam as vagens e os grãos. Segundo o pesquisador Carlos Arrabal Arias, líder de melhoramento genético de soja da Embrapa, o nível tolerável de percevejos atualmente é de dois insetos por pano de batida. A técnica do pano de batida consiste em estender um pano de um metro quadrado na entrelinha da soja e chacoalhar as plantas para ver o número de insetos que caem. A nova cultivar consegue suportar pelo menos o dobro de percevejos, sem afetar a produtividade.
“A vantagem dessa tolerância é que o produtor pode aguardar mais tempo para realizar a pulverização com inseticidas, o que além de reduzir custos ainda mantém a presença dos agentes de controle biológico no campo, favorecendo o controle natural da praga, pela integração de táticas do Manejo Integrado de Pragas, como o controle biológico e a tolerância da soja aos percevejos”, diz a pesquisadora Clara Beatriz Hoffmann Campo.
A primeira cultivar de soja com a tecnologia Block é a BRS 1003IPRO, que foi desenvolvida pela Embrapa Soja com a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa. A BRS 1003IPRO é indicada para os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Além de preservar o potencial produtivo, a cultivar tem "moderada" resistência ao nematoide de galha Meloidogyne javanica e suporta bem as principais doenças da soja como o cancro da haste, mancha olho-de-rã e podridão radicular de fitóftora.
O ataque de percevejos, além de reduzir a produtividade, diminui a qualidade de subprodutos da soja, como o óleo e a ração animal. No caso dos produtores de semente, o problema é ainda maior, porque os percevejos afetam o vigor da semente, o que pode comprometer a qualidade das futuras lavouras.
As sementes da nova cultivar BRS 1003IPRO, obtidas por meio de melhoramento genético tradicional, devem estar disponíveis para o mercado já na próxima safra, ciclo 2019/20.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião