Ouça este conteúdo
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou nesta quarta-feira (12) que o novo edital para a realização do leilão de arroz importado deve ser publicado em até 10 dias. Teixeira fez a declaração após se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o Plano Safra.
Teixeira não deu mais detalhes sobre o processo de concorrência. Na terça (11), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anulou o leilão após avaliar que a maioria das empresas vencedoras não tinha capacidade de honrar os contratos. Ao todo, o governo “encomendou” mais de 263 mil toneladas de arroz importado pelo valor de R$ 1,3 bilhão.
A Controladoria-Geral da União (CGU) anunciou, nesta tarde, a abertura de uma investigação para apurar possíveis irregularidades no leilão. A Polícia Federal também instaurou um inquérito para apurar o caso.
“A instituição recebeu, nesta data, ofício da presidência da Conab solicitando a apuração da regularidade do processo licitatório, diante de denúncias de que empresas sem histórico de atuação no mercado de cereais venceram o certame. A investigação segue em sigilo”, disse a PF, em nota.
A anulação do certame causou a demissão do secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller, por suspeita de conflito de interesse. Geller nega e diz que está sendo usado como “bode expiatório” pelo fracasso do leilão.