Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Leilão anulado

Novo edital para leilão de arroz deve sair em até 10 dias, diz ministro

Novo edital para leilão de arroz deve sair em até 10 dias, diz ministro
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, não deu detalhes sobre como será o novo leilão de arroz. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.)

Ouça este conteúdo

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou nesta quarta-feira (12) que o novo edital para a realização do leilão de arroz importado deve ser publicado em até 10 dias. Teixeira fez a declaração após se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o Plano Safra. 

Teixeira não deu mais detalhes sobre o processo de concorrência. Na terça (11), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anulou o leilão após avaliar que a maioria das empresas vencedoras não tinha capacidade de honrar os contratos. Ao todo, o governo “encomendou” mais de 263 mil toneladas de arroz importado pelo valor de R$ 1,3 bilhão.

A Controladoria-Geral da União (CGU) anunciou, nesta tarde, a abertura de uma investigação para apurar possíveis irregularidades no leilão. A Polícia Federal também instaurou um inquérito para apurar o caso.

“A instituição recebeu, nesta data, ofício da presidência da Conab solicitando a apuração da regularidade do processo licitatório, diante de denúncias de que empresas sem histórico de atuação no mercado de cereais venceram o certame. A investigação segue em sigilo”, disse a PF, em nota. 

A anulação do certame causou a demissão do secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller, por suspeita de conflito de interesse. Geller nega e diz que está sendo usado como “bode expiatório” pelo fracasso do leilão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.