Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aquicultura

União vai licitar novas áreas para produção de peixes

Vencedores da licitação vão poder utilizar áreas da União para produzir tilápias utilizando tanques-rede | Christian Rizzi / Gazeta Do Povo
Vencedores da licitação vão poder utilizar áreas da União para produzir tilápias utilizando tanques-rede (Foto: Christian Rizzi / Gazeta Do Povo)

O Ministério da Pesca e Aqui­cultura (MPA) irá licitar quatro novas áreas no Paraná para a produção de peixes, a partir de hoje. Ao todo, são 7,82 hectares de lâminas d’água a serem disponibilizadas ao longo do Rio Paranapanema, no Norte do estado.

As novas áreas têm poten­cial para produzir até 2,12 mil toneladas de peixe ao ano, além de gerar 75 empregos imediatos, conforme cálculos do MPA. O edital publicado hoje no Diário Oficial ficará aberto por 30 dias, até o dia 09 de novembro. Quem arrematar os lotes tem até seis meses para iniciar a produção de tilápias. O pagamento pode ser feito em até 12 parcelas, diz Maria Fernanda Nince, secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura. A licitação com­plementa a outorga anterior, lançada em julho, e que ofereceu 11 hectares de áreas, com potencial para 4 mil toneladas/ano e 112 postos de trabalho. As ofertas fazem parte de um plano do MPA para dobrar a produção de pescados no estado, hoje estimada em 40 mil toneladas. “Essas licitações ampliam a oferta de pescados, mas isso também movimenta a economia local”, observa Maria Fernanda.

Boa parte da produção do estado ainda está concentrada em pequenas propriedades. Conforme o Censo Aquícola de 2008, estudo mais recente sobre o setor, existem 1,8 mil produtores de pescados em todo o Paraná. Deste total, 86% utilizam estruturas de pequeno porte, com áreas inferiores a cinco hectares.

Até o fim do ano o MPA deve oferecer novas áreas no Rio Paranapanema. A propos­ta deve seguir a modalidade de parques aquícolas, que per­mite a produção em reservatórios de hidrelétricas e é direcionada a produtores familiares.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.