Um dos maiores produtores de frango dos Estados Unidos, a Perdue Farms Inc quer levar carne de frango orgânica - geralmente consumida pelo segmento premium - para a grande massa consumidora.
A companhia norte-americana do estado de Maryland deve converter ainda neste ano a marca Simply Smart em um produto de ave orgânica, divulgou Eric Christians, diretor de marketing do grupo. A linha inclui produtos congelados como nuggets e peito de frango, sendo vendidas pela metade do preço de concorrentes diretos de produtos orgânicos similares no varejo.
Consumidores de frango orgânico
Os consumidores norte-americanos estão cada vez mais demandando alimentos orgânicos. As vendas do segmento cresceram 6,4%, chegando a um recorde de US$ 49,4 bilhões em vendas no último ano nos Estados Unidos, segundo a Associação de Comércio de Orgânicos do país.
Maior empresa de carne do país, a Tyson Foods investiu especialmente na produtora especializada em frango diferenciado Tecumseh Poultry. Outro concorrente, a Pilgrim’s inaugurou uma nova unidade de orgânicos na Carolina do Norte.
“Esperamos trazer conosco uma grande quantidade de consumidores que ainda não tiveram a oportunidade de comprar produtos orgânicos”, disse Christianson.
Integrantes do movimento de bem-estar animal da Humane Society dos Estados Unidos aplaudiram a expansão da certificação de orgânicos da Perdue.
“Estamos acompanhando os produtores de frango se adaptarem a uma demanda crescente dos consumidores relacionada ao tratamento de animais de criação”, afirmou Josh Balk, vice-presidente de proteção animal da Humane Society. “Esse é apenas um passo para a Perdue continuar seu progresso para melhorar a vida de aves na cadeia de suprimentos, o que é mais do que a maioria dos concorrentes está fazendo”.
Vendas de carne de frango orgânica
Os produtores dos Estados Unidos venderam US$ 750 milhões em frango orgânico em 2016, um crescimento de 78% comparado ao ano anterior, conforme dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Apesar dos ganhos, há relativamente poucos produtos do segmento da avicultura produzidos a partir de carne orgânica, informa Christianson.
Isso acontece parcialmente porque existe a dificuldade de obter produtos do gênero para panificação, tempero e fritura. Para ser certificado como orgânico, o frango deve obrigatoriamente ser alimentado com grãos orgânicos e ser criado sem uso de antibióticos, entre outras exigências estipuladas pelo USDA.
A Perdue afirma que está aproveitando seu potencial econômico para tornar a linha Simply Smart mais acessível. Novos produtos devem ser lançados em outro, incluindo alimentos livre de glúten.