Dia 7 de dezembro será inaugurado do primeiro laboratório sul-americano de alta segurança para diagnóstico de doenças aviárias, como a gripe aviária e a doença de New Castle. A unidade fica dentro do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Campinas.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o local nível de biossegurança 3 AG (agricultura), o mais alto nível de biossegurança de análises de patógenos agrícolas e animais. Apesar de ser focado em diagnóstico de doenças do setor de aves, o novo laboratório poderá ser utilizado para diagnósticos de outras doenças animais, conforme a necessidade.
Contenção de vírus
A área de contenção que impede escapes de vírus chega a 300 metros quadrados. Essa área de isolamento permite executar de forma segura diagnósticos e testes de grau de multiplicação de micro-organismos. Com isso, fica mais fácil a identificação de qualquer emergência sanitária, destaca o Mapa.
Outra possibilidade da unidade é a referência de apoio a pesquisas acadêmicas, o que pode resultar em novas vacinas e métodos de detecção de doenças.
O Lanagro SP, onde foi instalada a nova unidade, já é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como um dos dez laboratórios do mundo a atuar como referência no diagnóstico da Influenza Aviária e Doença de Newcastle.
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Lula e Janja rebaixam de vez o Brasil no G20; assista ao Sem Rodeios
Deixe sua opinião