As exportações brasileiras de carne de frango cresceram 3,2% em janeiro ante o mesmo mês do ano passado, totalizando 299,7 mil toneladas, impulsionadas por embarques maiores para o Oriente Médio e Ásia, informou nesta quarta-feira (20) a União Brasileira de Avicultura (Ubabef). A entidade indica que apesar do aumento do volume embarcado, a receita em dólar recuou 4,4% no período, para US$565,7 milhões.
"Os dados do volume dos embarques de carne de frango confirmam o comportamento positivo esperado para o setor neste ano. A queda em receita, entretanto, decorre de ajustes pontuais em mercados de frango inteiro", disse em nota o presidente da Ubabef, Francisco Turra. A entidade, porém, não detalhou em quais mercados houve redução de preços.
O acompanhamento mensal da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento apontou no começo do mês uma queda de quase 10% no preço médio da tonelada embarcada.
A Ubabef espera um volume recorde de vendas neste ano de 4 milhões de toneladas. O levantamento mostrou que o Oriente Médio foi o principal destino para o frango brasileiro, com 111 mil toneladas, volume 4,2% superior ao registrado em janeiro de 2013, sendo seguido pela Ásia com 92,4 mil toneladas, com alta de 12,3%.
A União Europeia também elevou as suas importações em 1,9%, para 36,1 mil toneladas. Já as vendas para a África recuaram 7,9%, a 37,2 mil toneladas, enquanto os embarques para as Américas caíram 9,8%, a 16,8 mil toneladas.
Direita vê ação contra militares como “cortina de fumaça”; governistas associam caso a Bolsonaro
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
PF diz que Braga Netto foi peça-chave em suposto plano de golpe de Estado
Quem são os secretários escolhidos por Trump para compor o governo dos EUA a partir de 2025
Deixe sua opinião