Não é só a soja e o milho brasileiros que abrem caminho para a China. Embora num volume bem menor, as exportações de carne de frango – grãos transformados em proteína – devem voltar a subir em 2014 com a reabilitação de três indústrias que haviam sida suspensas no começo deste ano, informa o setor.
“Com a retomada dos embarques destas três plantas, a expectativa é que os volumes das exportações para a China retornem ao patamar de 2012”, disse o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra. Em 2012, quando o país tinha 24 unidades habilitadas, as exportações para o país asiático somaram 230 mil toneladas.
O Brasil quer exportar ao todo 4 milhões de toneladas de carne de frango no ano que vem. A China havia suspendido as habilitações para as três unidades em fevereiro de 2013 por questões burocráticas, como diferenças em documentação. A missão foi concluída nesta sexta-feira, após visita nas plantas localizadas no Paraná, e deve permitir a retomada dos embarques a partir do Estado, segundo a Ubabef.Recuo16,8% de recuo nas exportações de carne de frango para a China (para 175 mil toneladas )foram registrados nos números de janeiro a novembro de 2013 em comparação com igual período de 2012.