A expansão das relações comerciais brasileiras e a abertura de novos mercados consumidores tiveram reflexo direto do desempenho da avicultura paranaense em 2014. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o estado exportou 1,28 milhão de toneladas de frango, crescimento de 12,5% em relação ao desempenho de 2013 (1,14 milhão de toneladas da carne). O índice é quatro vezes maior que o indicador nacional de crescimento no ano passado (3%). A quantidade embarcada pelos paranaenses representa um terço de todo o frango exportado pelo Brasil.

CARREGANDO :)

Esse bom desempenho permitiu que as empresas do setor faturassem US$ 2,36 bilhões na temporada passada, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). Em 2013, os negócios representaram US$ 2,18 bilhões nos caixas dos frigoríficos do estado. Para o presidente da entidade, Domingos Martins, pesa também a favor o fato do estado oferecer um produto de qualidade e com as exigências sanitárias impostas pelo mercado.

Abate

Publicidade

1,56 bilhão de aves foram abatidas no Paraná em 2014, 7,2% maior que o resultado do ano retrasado. Apesar do índice de abate ser menor que a exportação, o setor considera que a atividade está atenta ao equilíbrio saudável entre demanda e oferta.