• Carregando...
Programa dispensa visitas a exposições e leilões. Animais oferecidos na web precisam atender a critérios mínimos. | Foto: Josa© Rocher
Programa dispensa visitas a exposições e leilões. Animais oferecidos na web precisam atender a critérios mínimos.| Foto: Foto: Josa© Rocher

Um programa de melhoramento genético de zebus -- gado que abrange as raças de mais de dois terços do rebanho brasileiro -- passou a selecionar, apresentar e vender touros Pura Origem (PO) pela internet. A alternativa foi lançada nesta quinta-feira na Expozebu -- que segue até domingo em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

É como se cada animal selecionado ganhasse um perfil numa rede social, com dados sobre sua família e seu desempenho como reprodutor. Mas, nessa rede, nem todos podem entrar. E a exposição não é controlada pelo pecuarista, mas pelo gestor do grupo.

As vendas pela web começam com o lançamento do Pró-Genética Online, uma das bandeiras da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). O programa funciona deste 2006, com apoio do governo de Minas Gerais, e vinha comercializando animais apenas em feiras e leilões.

As ofertas de reprodutores chegam à internet numa época de preços recordes. A arroba do boi gordo tende a passar de R$ 150 no segundo semestre.

O gerente de Melhoramento Genético no Pró-Genética, Lauro Fraga, afirma que é possível encontrar touros adaptados num sistema de busca por região, estado e município. O interessado seleciona ainda a raça (brahman, gir, guzerá, nelore, nelore mocha, sindi, tabapuá) e pode procurar também a fazenda ou o pecuarista cadastrado.

Até a manhã desta quinta-feira, havia 15 criadores e 140 animais cadastrados. A raça nelore predomina com sete criadores e 120 bovinos. A expectativa é que, com mais acessos, estados como o Paraná, que não têm cadastros, também participem.

O sistema seleciona os touros, ou seja, não se trata de um leilão virtual. O criador precisa ter número mínimo de bovinos machos numa relação com o resultado alcançado na reprodução.

Foram identificados, em todo o país, 1.963 associados da ABCZ aptos a participar. Se todos participarem, haverá 41.328 touros padrão à venda na internet. As características de cada animal podem ser acessadas antes de qualquer negociação.

Leilões e julgamentos continuarão funcionando como o momento em que a "matemática" da genética faz sentido diante dos olhos de pecuaristas, defende o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos.

O presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, afirma que feiras como a Expozebu continuarão tendo sua importância. As vendas pela internet e a seleção de animais por marcadores genéticos, por exemplo, não dispensa a participação em leilões e julgamentos, considera. É nessa experiência presencial que a "matemática" da seleção genética faz sentido, defende.

O Pró-Genética Online pode ser acessado pelo site da ABCZ (www.abcz.org.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]