Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bovinos

Reversão dos embargos

Técnicos brasileiros estarão presentes na reunião do comitê científico da Organização Mundial de Saúde Animal, programada para ocorrer na próxima semana, em Paris. O objetivo da comitiva é reforçar as medidas sanitárias do país após o anúncio de que um agente causador do mal da ‘vaca louca’ havia sido encontrado em um animal na cidade de Sertanópolis, região Norte do Paraná. Desde então, dez países embargaram a importação de carne bovina brasileira. A expectativa do Ministério da Agricultura é de que o comitê mantenha o status  de “risco insignificante” da carne brasileira, derrubando automaticamente o embargo em diferentes países. Além disso, o governo brasileiro prepara um roteiro de visitas ao Oriente Médio e à Ásia para que as exportações sejam retomadas. Um trabalho específico também será realizado com a Rússia, maior comprador de carne brasileira, aproveitando a visita do primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, ao Brasil, após o Carnaval. O país não faz parte do grupo que levantou embargo. Com as indefinições, a cotação do boi gordo e da vaca gorda no Paraná sofreu queda de 0,05% e 0,60% na semana passada, respectivamente. O preço da arroba do boi gordo fechou a R$ 97,57, enquanto a arroba da vaca gorda rendeu R$ 88,68 aos produtores.

Embargo

10 é o número de países que embargaram a importação da carne bovina brasileira desde o anúncio do agente causador da ‘vaca louca’: Arábia Saudita, China, Japão, Egito, Bielorrússia, África do Sul, Peru, Chile, Jordânia e Líbano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.