O Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) liberou nesta segunda-feira (10) a compra de carne bovina de dois frigoríficos paranaenses. Com isso, sobe para 22 o número de empresas aptas a fazer negócio com o país.
A duas empresas liberadas são o Frigorífico Astra do Paraná, sediado em Cruzeiro D’Oeste (Noroeste) e a VPR Brasil Importações e Exportações, de Colorado (Norte). A liberação permite o embarque de carne e miudezas bovinas para a Rússia. O estado ainda tem uma empresa sofrendo restrições temporárias à comercialização, após uma sanção imposta em junho de 2011.
Desde o meio do ano passado o setor articulava estratégias para por fim as barreiras russas. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) uniram forças com o governo federal para avançar nas negociações com o país.
Conforme dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), o país foi o segundo maior comprador de carne bovina em 2013, chegando a US$1,2 bilhão. O valor representa 18,2% do total negociado pelo Brasil no período. Em termos de volume, foram 306 mil toneladas, ou 20,2% do total. Apenas Hong Kong adquiriu volume superior no período.