Começou ontem a primeira edição da Expedição Suinocultura, que vai a campo com uma equipe de técnicos e jornalistas para mapear os avanços e desafios do setor. Em três meses, o grupo vai percorrer os quatro estados brasileiros que mais produzem suínos. Durante o caminho, o Agronegócio Gazeta do Povo confere todos os elos da cadeia produtiva: criadouros, indústrias e também a logística de exportação nos portos brasileiros.
O roteiro começa pelo Paraná, terceiro colocado em produção (542,2 mil toneladas) e exportação de carne de porco (67,3 mil toneladas), segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Na sequência, a Expedição segue para Santa Catarina, líder em abates (900,4 mil toneladas) e embarques (194,5 mil toneladas) no país. O trajeto também contempla o Rio Grande do Sul, responsável pela produção de 713,6 mil toneladas e exportação de 183,7 mil toneladas por ano; e Minas Gerais, com 400,1 mil toneladas produzidas, com vendas externas de 14,1 mil toneladas por ano.
“Discutir a realidade econômica é uma forma de contribuir para seu desenvolvimento. A informação e o diálogo com os agentes envolvidos apontam caminhos para que a suinocultura continue gerando emprego, renda e divisas para o país”, afirma Giovani Ferreira, gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo.
A Expedição Suinocultura conta com o apoio financeiro e técnico da Frimesa, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco do Brasil, Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Suinosul e Confraria do Leitão.
Crescimento
A suinocultura vive em um cenário otimista no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a produção de carne suína, em 2015, apresentou crescimento de 4,95% em relação ao ano anterior, totalizando 3,643 milhões de toneladas.
As exportações também tiveram um ritmo bom. No primeiro semestre deste ano, os embarques de carne suína totalizaram 353,3 mil toneladas, volume 54,7% superior ao registrado em 2015.
Para 2016, a produção deve crescer entre 2% e 3% e as exportações na faixa de 30%. “Além do crescimento da produção, do consumo e da exportação de suínos no país, é cada vez maior a importância econômica e social do setor, potencializada pelos diversos elos da cadeia, como as empresas e indústrias fornecedoras de insumos e serviços”, destaca Ferreira.