Olá, sou estudante de economia na UEM e gosto muito do agronegócio entretanto tenho algumas dúvidas, minha vó tem 40 alqueires de terra em Assis/SP, porém ela arrenda pro próprio irmão, ele paga ela em saca de soja e só quando recebe, vejo que no futuro eu possa pegar para cuidar das terras, o que poderia ser útil de se produzir? Criar gado, plantar soja ou milho ou continuar arrendando? Ele hoje produz soja nas terras dela.
Resposta à dúvida:
Boa tarde João, tudo bem?Pela experiência que temos rodando o Brasil com a Expedição Safra , o que temos visto é que propriedades com esse tamanho, nessa região, geralmente são bastante diversificadas para ter viabilidade econômica. Para apostar em apenas uma cultura -- seja ela soja, milho, pecuária ou qualquer outra -- seria preciso ter mais escala (ou seja, uma área maior). Isso considerando que a agricultura/pecuária seja a sua única atividade e fonte de renda.
A considerar as informações que você nos passou na sua mensagem, acreditamos, então, que o mais recomendado seria continuar arrendando a propriedade. Neste caso, é preciso avaliar também os termos do contrato de arrendamento. Por exemplo: o custo é fixo (x sacas de soja por ano, independente do resultado da colheita) ou o risco é dividido entre o arrendatário e o proprietário da terra (quantidade de sacas de soja depende da produtividade da lavoura)?
Esperamos ter ajudado. Continue acompanhando o www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/
Um abraço.
Deixe sua opinião