O fomento à produção de pinhão é complementado com a criação de novas formas de consumo da semente. Atributos como a ausência de glúten e altos teores de proteínas, fibras alimentares e amido despertam a atenção de nutricionistas e consumidores, fazendo do produto um ingrediente para inúmeras receitas.
De olho nesse cenáriol. a Embrapa Florestas editou um livro que compila mais de cem receitas feitas a base de pinhão. O repertório é variado, incluindo desde pratos salgados como risoles, nhoque e lasanha até pratos doces como rocambole, cheesecake e brownie.
Intitulado “O Pinhão na Culinária”, o livro ganha destaque internacional. A obra está entre as finalistas do Gourmand World Cookbook Awards, que premia os melhores livros sobre gastronomia no mundo. Embora seja uma semente, o pinhão foi selecionado na categoria frutas e agora entra em uma disputa final com obras produzidas na Austrália, Áustria, Dinamarca, França e Israel. A obra pode ser adquirida na Livraria da Embrapa e algumas receitas podem ser vistas no portal www.agrogp.com.br (IC)
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast