Duas portas é pouco, mas quatro parece ser demais. A montadora então decide que três portas no carro é o ideal e lança "a novidade" com estardalhaço no mercado. Foi assim há dois anos com o Hyundai Veloster e mais recentemente com o Fiat Strada, anunciada pela marca em comerciais bem-humorados ao ritmo de "1, 2, 3", do hit "Maria", de Rick Martin. Eles não foram os primeiros a adotarem tal conceito como o leitor pode conferir no pé da página. E nem serão os últimos. Mas, uma única porta na parte traseira é realmente funcional e facilita o acesso dos passageiros? Colhemos as impressões de consumidores que foram seduzidos pela curiosa configuração.
Lançada em outubro, a nova Fiat Strada trouxe como principal atrativo a terceira porta com abertura inversa no lado direito, para a versão cabine dupla adventure Locker.
Uma solução que despertou o interesse imediato da funcionária pública Mara Lídia Rosa. Ela e o marido Luiz Fernando da Silva já são adeptos da picape há quatro anos e acabam de comprar a terceira Strada. O casal costuma viajar todos os fins de semana para uma chácara em Antonina, no litoral paranaense, e ter um carro que aguente bem as estradas rurais e ofereça boa capacidade de carga é fundamental. Mais importante ainda é a cabine dupla, já que a mãe de Lídia é passageira frequente das viagens.
Aos 72 anos já não é tão fácil para a senhora Aldivina Rosa entrar e sair do carro, por isso a nova Strada trouxe ainda mais conforto e praticidade à família. Lídia lembra que costumava comentar com a mãe que um dia, quando tivesse condições, compraria um carro com quatro portas.
Porém, ao ver o comercial da linha 2014 da picape, teve uma ótima surpresa ao ver a "bem-vinda" terceira porta. "Parecia que tinha sido feita pra nós. Estávamos há um ano com a outra Strada, mas decidimos antecipar a troca de carro", afirma a funcionária pública.
Antes da picape, outro modelo que chamou bastante atenção por contar com uma terceira porta foi Hyundai Veloster, lançado no mercado brasileiro em 2011. Além de surpreender pelo visual diferenciado, o hatch sul-coreano dividiu opiniões pela utilização da abertura adicional no lado direito.
Chegou a ser motivo para uma campanha publicitária também bem-humorada da Volkswagen, feita para a Kombi, em alusão à "genialidade" do utilitário, que além de uma série de itens também tinha três portas. Nesse caso é a terceira porta corrediça, também do lado direito. "Não é você que acha genial um carro com três portas?", dizia o anúncio.
Visual
Não foi tanto pela terceira porta, mas sim pelo design que o empresário Daniel Gouveia optou por ter um Veloster na garagem. Casado e com um filho de 7 anos, aos poucos ele foi se dando conta de que a abertura adicional não tinha muita funcionalidade no dia a dia e acabou passando o carro para o irmão. "Não tem vantagem alguma, principalmente pra quem tem família. Se você leva dois passageiros atrás, por exemplo, e o da esquerda precisa sair, o outro tem de descer também", destaca Gouveia.
Já o empresário Erlon Horcel, que acaba de comprar um Veloster, tem uma opinião diferente sobre a configuração de três portas do carro. Ele também escolheu o modelo pelos seus atributos de carro esportivo e, por não ter filhos, nem sempre tem a companhia de outros passageiros atrás. Mas quando é o caso, a terceira porta, na opinião dele, oferece praticidade e segurança. "Quando estou com minha sobrinha lá atrás, por exemplo, sinto mais segurança, pois preciso me preocupar apenas com uma porta. Também não sinto falta de ter quatro portas, já que isso tira aquele design de carro esportivo".
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião