A partir de 10 janeiro os contribuintes do Paraná começam a pagar o IPVA 2018. E uma diminuta parcela não está muito preocupada em colocar na ponta do lápis a quantia que desembolsará para quitar o tributo.
Afinal se o valor do carro chega a ultrapassar os R$ 2 milhões, por que esquentar com ‘meros’ R$ 79.039 de imposto, justamente a quantia a ser paga pelo dono de uma Lamborghini Huracan 2017, modelo que renderá o maior recolhimento para os cofres do estado?
>>IPVA de R$ 160 mil! Sim, tem dono de Ferrari que levará essa mordida
O preço venal da máquina italiana é de R$ 2.258.254 – a cotação é estabelecida pelo governo com base nos valores praticados no mercado.
O topo da lista dos boletos mais caros de IPVA tem ainda Ferrari, Porsche, Mercedes, Audi e por aí vai. Confira o ranking com os ‘dez mais’. A relação é divulgada pelo Detran-PR e a Secretaria da Fazenda do estado.
Consideramos o exemplar de maior valor de cada marca, pois, caso contrário, o ranking seria formado na sua maioria por Ferrari, Porsche e Lamborghini.
1. Lamborghini Huracan 2017
A única Lamborghini Huracan (substituta da Gallardo) emplacada no Paraná é também a que mais pagará IPVA em 2018. O valor a ser desembolsado pelo dono daria para comprar um Honda HR-V zero km (manual) - R$ 79.900.
O superesportivo é equipado com o motor 5.2 V10, de 610 cv, capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos.
No estado há ainda duas versões Aventador ao preço de mercado de R$ 1,5 milhão, que renderá aos cofres públicos R$ 55 mil de imposto cada uma. Ao todo, são 19 modelos da Lamborghini rodando com placas do Paraná.
>> Tira-dúvidas: tudo sobre o IPVA 2018
2. Ferrari 488 GTB 2016
Lançada em 2015, a Ferrari 488 GTB sucedeu a 458 e tem duas unidades licenciadas no estado. Ambas superando os R$ 2 milhões, assim como uma 458 Speciale, que no ano passado foi a campeã deste ranking.
A 488 GTB possui um motor 3.9 V8 biturbo, de 670 cv, e cumpre o 0 a 100 km/h em 3 segundos, alcançando 330 km/h de velocidade máxima.
No Paraná, existem ao todo 64 exemplares de Ferrari emplacadas. Uma F355 GTS 1998 tem o valor venal mais em conta: R$ 229.465 (o que dá R$ 8 mil de IPVA).
>>Milzinho não, milzão! Os dez carros 1.0 mais potentes no Brasil
3. Rolls-Royce Ghost 2014
O sedã de alto luxo inglês é um dos mais exclusivos carros do Brasil. Não só pelo seu preço, mas porque a marca estreou em solo nacional há quatro anos, o que significa algumas dezenas circulando por aí.
No Paraná, há dois Rolls-Royces licenciados. O Ghost é o mais recente. É um veículo superlativo. Tem 5,39 metros de comprimento e pesa 2.360 kg - como comparativo, o Ford Fusion tem 4,87 m de um para-choque ao outro e pesa 1.566 kg. O motor 6.6 V12 biturbo rende 563 cv e 79,5 kgfm (tem mais força que uma Ferrari).
O outro Rolls paranaense é um Phanton 2008, que custa a bagatela de R$ 1.185 milhão (R$ 41 mil de tributo) e veio ainda como importação independente.
4. Bentley Continental GTC 2014
Outra joia da coroa inglesa. E literalmente, já que a Bentley é uma das fornecedoras oficiais de veículos para a família real britânica.
São seis modelos emplacados no estados, sendo que o Continental GTC é filho único (há outros três GTs e um FS). A marca chegou ao mercado nacional há pouco mais de três anos e vende cerca de uma dezena de unidades ao ano.
A versão conversível do cupê é voltada para altos executivos. Ele traz um motor V8 biturbo, de 507 cv, atingindo 301 km/h. O Bentley Continental é construído de maneira artesanal e oferece acabamento com materiais nobres, como madeira, alumínio, couro e veludo.
5. Porsche 911 GT3 RS
Este não é um Porsche qualquer. O imenso aerofólio traseiro e as inscrições GT3 RS fazem dele um modelo de corrida homologado para as ruas. Com acerto para pistas, o esportivo tem teto de magnésio e capô em fibra de carbono.
São 500 cv gerados pelo motor boxer 4.0 de seis cilindros, naturalmente aspirado. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e leva apenas 7,6 s para bater os 200 km/h. A velocidade máxima é de 310 km/h. Único exemplar rodando no estado, o GT3 RS é o mais rápido da linha 911.
6. Mercedes-Benz SLR McLaren 2006
O Paraná foi o primeiro estado do Brasil a emplacar uma Mercedes SLR McLaren. O superesportivo britânico mistura elementos do SLR original, da década de 1950, com detalhes do carro de corrida da Mercedes da época.
Seu monstruoso motor o coloca no ranking dos modelos produzidos em série mais rápidos do mundo. O propulsor 5.4 supercharger V8, de 626 cv, é capaz de levá-lo da inércia a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, alcançando 384 km/h. A produção durou até 2009 após o fim da parceria entre Mercedes e McLaren.
7. Audi R8 Coupe Plus 5.2 2016
Um verdadeiro carro de corrida. Assim pode ser definida a segunda geração do Audi R8 Coupe. As linhas aerodinâmicas da carroceria, o motor 5.2 V10, de 610 cv e a cabine estilo cockpit revelam a proposta superesportiva do modelo.
>>Não para! Conheça os SUVs que vão acelerar nas ruas do Brasil em breve
É o mais potente e rápido modelo já fabricado pela Audi. A velocidade máxima é limitada em 330km/h e a aceleração até 100km/h leva apenas 3,2 segundos. Filho único no Paraná, o R8 Coupe Plus 5.2 custou ao dono a bagatela de R$ 1.170.990, fora os opcionais que o encarecem em mais R$ 33 mil.
8. Aston Martin V12 Vantage 2014
Ver um Aston Martin pelas ruas paranaenses é uma cena rara. Afinal, são apenas quatro exemplares emplacados por aqui. Cruzar com um V12 Vantage, então... Tire foto, porque talvez você não o veja novamente tão cedo.
O esportivo britânico que ficou famoso por ser o emblema predileto de James Bond, o espião 007, chegou ao Brasil em 2010, um ano depois da versão Vantage ser lançada. O modelo é empurrado por um motor 6.0 V12, de 510 cv.
9. Maserati Gran Turismo 2014
O cupê requintado e esportivo veio ao Brasil em 2008, um ano após ser lançado no Salão de Genebra (Suíça). O design do carro tem a assinatura do estúdio Pininfarina, famoso por também criar Ferraris e Alfas.
O modelo até lembra o primeiro Gran Turismo produzido pela Maserati, o 1947 GT A6 1500 Pininfarina. O propulsor 4.2 V8 desenvolve 405 cv e 47 kgfm e faz o modelo cravar o 0 a 100 km/h em 5,2 s, além de chegar a 285 km/h.
10. Land Rover Range Rover Sport 2017
A versão SRV dá ao SUV grande o comportamento de um superesportivo. São 550 cv desenvolvidos pelo motor 5.0 V8 supercharger, com um 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e 260 km/h de máxima.
O Land Rover Range Rover Sport é para quem busca espaço e luxo para toda a família sem abrir mão da esportividade. No Paraná, esse é o único emplacado na configuração mais nervosa da linha Range Rover.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião