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O modelo terá cinco versões com motores 1.6 aspirado e 1.6 turbo. Preços partem dos R$ 67.190. | Fotos: Pedro Bicudo/Peugeot
O modelo terá cinco versões com motores 1.6 aspirado e 1.6 turbo. Preços partem dos R$ 67.190.| Foto: Fotos: Pedro Bicudo/Peugeot

A Peugeot começará a vender no fim deste mês o 2008, um dos últimos modelos da leva de jipinhos urbanos que tomaram o mercado brasileiro nos últimos meses – agora falta só o JAC T6, que será lançado oficialmente no próximo dia 15.

120 lojas

é número de concessionárias que a Peugeot projeta em sua rede até agosto deste ano. Das 118 lojas atuais , 20 serão fechadas e outras duas, abertas. A ação se deve a uma reestruturação da rede para resolver os problemas de atendimento relatados em outras cidades do país. Segundo o diretor-geral, Miguel Figari, os estabelecimentos deverão praticar os mesmos prazos e preços nos serviços prestados. A marca oferece três anos de garantia e revisões com valores fixos de R$ 372 (1.6) e R$ 426 (1.6 THP) nos primeiros 10 mi km; R$ 600 e R$ 704, respectivamente, para os 20 mil km; e R$ 372 e R$ 426 para os 30 mil km.

O carro virá em cinco versões, com as opções de motor 1.6, de 122 cv e 16,4 kgfm , e 1.6 THP turbo, de 173 cv e 24,5 kgfm . Os câmbios disponíveis são o manual de cinco velocidades e o automático de quatro -- este com trocas de marchas por aletas atrás do volante. A opção turbo estará associado apenas a uma caixa manual de seis velocidades. Os preços de fábrica variam de R$ 67.190 (1.6 Allure manual ) a R$ 79.590 (1.6 Griffe THP).

O que ele tem

Veja os principais itens de série de cada versão

Allure 1.6 Manual
- R$ 67.190

Dois airbags dianteiros e dois laterais, ar digital de duas zonas, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), volante com revestimento em couro e ajuste de altura e profundidade, direção elétrica, trio elétrico, faróis em led e lanternas traseiras com detalhes em led, faróis de neblina, setas nos retrovisores, rack de teto, cintos de três pontos para todos os ocupantes, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, piloto automático, alarme, central multimídia com tela de 7” sensível ao toque, conexão por bluetooth, AUX, USB, GPS e rodas de liga leve aro 16.

Allure 1.6 Automático
- R$ 70.890

Acrescenta câmbio automático de quatro marchas com aletas atrás do volante.

Griffe 1.6 Manual
- R$ 71.290

Todos os itens da versão anterior, mais dois air bags de cortina, encosto para a cabeça para todos os ocupantes, sensores de chuva e crepuscular, teto solar panorâmico, bancos com detalhes em couro, banco traseiro bipartido rebatível e rodas diamantadas aro 16.

Griffe 1.6 Automático
- R$ 74.990

Acrescenta câmbio automático de quatro marchas com aletas atrás do volante.

Griffe 1.6 THP - R$ 79.590

Acrescenta motor 1.6 turbo com troca manual de seis velocidades, faróis de neblina com sistema cronering para iluminação em curvas, controle de tração Grip Control com assistente de subida (Hill Assist) e controle de estabilidade (ESP).

Venda modesta

Com base na plataforma do hatch 208, o crossover lutará por um lugar ao sol no segmento, ao concorrer com Ford EcoSport, Renault Duster, Honda HR-V, Jeep Renegade e Chevrolet Tracker. Entretanto, a previsão de vendas é modesta, limitada a 1 mil unidades ao mês. A projeção da fabricante é de que o novo produto feito em Porto Real (RJ) represente 30% dos emplacamentos da gama de modelos até o fim do ano.

Para conquistar os clientes, a Peugeot oferece o suvinho com o motor mais potente e o câmbio automático mais acessível da categoria. Além disso, o 2008 é o único a ter ao menos quatro airbags – dois frontais e dois laterais – de série para todas as versões.

O carro é equipado ainda com ar digital de duas zonas, sensor de estacionamento traseira, luzes diurnas em led, faróis de neblina, cintos de três pontos para todos os ocupantes, volante multifuncional de tamanho reduzido revestido em couro, direção elétrica e central de entretenimento com tela de 7” sensível ao toque com bluetooth, USB, AUX e GPS integrado, emoldurada em preto piano.

A fabricante disponibilizará a partir de 15 de maio o aplicativo para celular MyPeugeot, que informará ao motorista via bluetooth a autonomia, o consumo e a data prevista para revisão, por exemplo.

Grip Control

Entre as novidades da versão Griffe THP está o sistema de tração em solos de baixa aderência chamado de Grip Control, que age em conjunto com o controle de estabilidade (ESP) para evitar derrapagens. A tecnologia possui quatro modos de condução conforme o terreno: normal, barro, areia, neve e ESP Off – que, neste caso, é reativado quando o veículo atinge os 50 km/h. O sistema age de forma associada com a distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (Hill Assist) e sistema antiderrapagem (ASR).

A configuração Griffe possui também dois airbags de cortina, teto solar panorâmico, sensores crepuscular e de chuva, sensor de estacionamento dianteiro e bancos em couro e tecido. Os únicos opcionais oferecidos são as cores. De série, o 2008 vem apenas com a opção vermelho rubi. As demais (cinco ao todo) variam de R$ 590 a R$ 1.590.

* O jornalista viajou a convite da Peugeot

SUV se destaca pelo acerto na suspensão

Diante da enxurrada de SUVs que inundam o mercado, o Peugeot 2008 se destaca ao volante pela potência e pelo acerto na suspensão. No trajeto de cerca de 40 km de test drive percorrido por rodovias e trechos acidentados, a versão 1.6 Griffe, com motor turbo e câmbio manual de seis marchas, mostrou uma resposta rápida ao pisar no acelerador, entregando um bom torque a partir de 1.400 rpm.

Outro ponto positivo é a suspensão macia, com boa capacidade de absorção de impacto. Embora não seja um carro com vocação fora de estrada, o crossover se saiu bem em terrenos arenosos e cheios de ondulações. Isso, em grande parte, devido ao sistema Grip Control, que dá mais controle ao condutor em solo adverso.

O pequeno volante multifuncional que também equipa o 208 é simples e eficiente, assim como o painel de instrumentos. Mas o espaço interno fica atrás da concorrência, enquanto o freio de mão exige força demais do motorista. Já a escolha da transmissão automática de quatro marchas para baratear o carro, e que está presente em outros modelos do grupo Peugeot-Citroën e no concorrente Renault Duster, desagradará aos gostos mais exigentes.

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