Lançado em 2010, o Peugeot 3008 recebe o seu primeiro "upgrade" no mercado nacional. O bloco 1.6 THP 16V ganha mais 9 cavalos de potência e chega a 165 cv (antes tinha 156 cv), igualando as cavalarias do cupê RCZ e o sedã 408 Turbo, também equipados com o propulsor auxiliado por turbo e sistema de injeção direta de gasolina.
Desenvolvido pela PSA Peugeot-Citroën em parceria com a BMW, o motor 1.6 THP (de Turbo High Pressure, ou turbo de alta pressão) recebeu nova calibração do sistema de gerenciamento e alguns componentes foram modificados, como pistões e sistema de escape com novo tipo de catalisador. Esses fatores renderam o ganho de potência. O torque máximo, porém, se manteve em 24,5 kgfm. A transmissão automática sequencial de seis velocidades, também desenvolvida com a BMW, não sofreu alterações.
A tabela de preços continua a mesma: começa em R$ 91.900 na versão Allure, ao passo que a série Griffe, com itens como teto panorâmico e bancos de couro, custa R$ 99.900.
Mercado
O 3008 teve demanda acima da oferta durante 2011 quase inteiro, pois as importações estavam limitadas a 200 veículos por mês. E foi exatamente este o volume vendido no ano passado: 2.410 unidades. Mas essa limitação não existe mais.
Segundo a Peugeot, poderão ser importados mais carros para atender à procura. A medida pode ter vindo tarde demais, em função da substancial elevação do preço do modelo sem relação alguma com o aumento da potência. Graças principalmente ao imposto maior sobre veículos importados de fora do Mercosul e México (o 3008 vem da França), o valor de tabela atual da versão Allure está R$ 12 mil mais alto e a do Griffe R$ 11,5 mil superior ao divulgado no lançamento, em novembro de 2010, quando os preços eram de R$ 79.900 e R$ 88.400, respectivamente.
Lançamento (2010): Peugeot 3008 alia potência e tecnologia
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