• Carregando...
O visual do novo hatch incorpora elementos presentes em um dos mais recentes lançamentos da Peugeot na Europa, o sedã 508. O capô recebe dois vincos centrais que acompanham o design dos faróis | Divulgação/Peugeot
O visual do novo hatch incorpora elementos presentes em um dos mais recentes lançamentos da Peugeot na Europa, o sedã 508. O capô recebe dois vincos centrais que acompanham o design dos faróis| Foto: Divulgação/Peugeot

Motor

Desempenho exemplar na estrada

Em um test drive de 150 km entre Belo Horizonte e Ouro Preto, o carro mostrou comportamento superior ao do predecessor, encaixando melhor nas curvas. Ambas as motorizações (1.6 de 122 cv ou 2.0 de 151 cv) são as mais potentes de suas respectivas categorias no país, o que torna a condução agradável e segura nas acelerações e retomadas, tanto na versão 2.0 com transmissão automática de quatro velocidades (esta também aprimorada em relação à do 307) como na 1.6 com o tradicional câmbio manual de cinco marchas.

O novo motor EC5 1.6 flex álcool-gasolina, fabricado em Porto Real (RJ), merece destaque por sua evolução tecnológica. Ele foi desenvolvido pela engenharia brasileira, com redução de atrito, válvulas de admissão variáveis, bomba de óleo de fluxo variável e bielas mais leves, entre outras soluções. O sistema de injeção eletrônica fornecido pela Bosch pré-aquece o etanol antes da partida, aposentando de vez o velho tanquinho de gasolina para partidas a frio. O novo hatch médio da Peugeot é alguns centímetros mais longo, mais largo e mais baixo do que o 307. Dois resultados práticos foram obtidos com isso. O primeiro é a estabilidade maior do 308. O segundo é o espaço interno mais confortável – que se torna muito agradável na versão equipada com o enorme teto panorâmico de vidro, de quase 1 metro quadrado, elevando a área envidraçada a 5 m2.

  • O motor 1.6, que equipa o novo carro, merece destaque pela sua evolução tecnológica. O porto-malas, com 430 litros de bagagem, é o maior da categoria
  • O enorme teto panorâmico é oferecido somente nas versões 2.0
  • Interior muito bem acabado e com GPS integrado ao painel
  • Quadro de instrumentos é completo e de fácil leitura

A Peugeot começa a vender, a partir de 7 de março, o novo hatch 308, com motor flex e sistema de partida a frio que dispensa o "tanquinho". O modelo que vai aposentar o 307 já pode ser encomendado com preços que partem de R$ 53.990, na versão Active com motor 1.6 e câmbio manual. Quem comprar o modelo até a sua estreia no mês que vem, tem direito às três primeiras revisões de graça. Para as duas versões mais caras, o comprador ainda recebe teto solar panorâmico e navegador GPS, respectivamente.

O novo motor 1.6 16V desenvolve 122 cavalos a 5.800 rpm, quando abastecido com álcool. Ele é combinado com câmbio manual. O torque máximo é de 16,4 kgmf a 4.000 rpm. Na versão intermediária (Allure), o hatch vai custar R$ 56.990. O 308 também será vendido com mo­­tor 2.0 flex (de 151 cv a 6.000 rpm), com tradicional sistema de partida a frio (inclui "tanquinho"). Com câmbio manual, ele será vendido por R$ 59.990. Há ainda a transmissão automática nas versões Allure, por R$ 63.990, e na top de linha, Feline, a R$ 70.990.

Segundo a marca, o visual do 308 "incorpora elementos presentes em um dos mais recentes lançamentos da Peugeot na Europa, o sedã 508". O capô recebe 2 vincos centrais e outros 2 "bem acentuados cujas linhas acompanham o design dos fa­­róis", prolongando-se até as colunas do grande para-brisa, descreve a Peugeot. A montadora francesa destaca o porta-ma­­las, com capacidade para 430 li­­tros, e o teto panorâmico de vi­­dro de 0,83 m2 de área, oferecido nas versões com motor 2.0.

Desde a versão mais básica, a Active 1.6, o 308 tem ar-condicionado, freios com ABS e repartidor eletrônico de frenagem (REF), direção eletro-hidráulica, acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores e rodas de liga leve. As versões superiores têm controle eletrônico de estabilidade (ESP), podem ter até seis airbags e pacote de conectividade, com entrada USB e conexão bluetooth para celulares. Opcionalmente pode-se instalar o navegador embutido no painel. A Peugeot espera que o mix de vendas seja dividido por igual, 50%-50%, entre as versões 1.6 e 2.0, com a opção automática respondendo por cerca de 30% das compras.

O jornalista viajou a convite da Peugeot

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]