O segmento de compactos de luxo importados, que hoje tem como concorrentes o novo Audi A3 e o BMW Série 1, vai ganhar este mês um novo concorrente. A Volvo Cars vai começar a vender, a partir do próximo dia 23, o modelo C30. Primeiro hatch médio da marca sueca, o veículo é a aposta da empresa para conquistar um público mais jovem.
Com 4,25 metros de comprimento e apenas duas portas, o C30 é 22 cm mais curto que o sedã S40, até agora o modelo mais acessível da empresa. Seu estilo mistura sobriedade, futurismo e esportividade. Na dianteira, o hatch segue as linhas dos outros modelos da marca. Mas, olhando da metade do carro para trás, a sobriedade vai dando espaço à ousadia. A última seção do teto é levemente curvada, terminando numa tampa traseira inteiramente de vidro. Já as lanternas apresentam formato peculiar, que lembram as do utilitário esportivo XC90. As saídas de escape duplas são cromadas e há um pequeno aerofólio no teto.
O interior traz acabamento impecável com contraste de cores claras e escuras. O alumínio ornamenta o console central (semelhante ao do S40, que parece flutuar), as maçanetas das portas e o volante de três raios. Um dos calcanhares de Aquiles do modelo é o espaço para bagagem. O porta-malas oferece apenas 251 litros. Outra características polêmica do veículo é o número de assentos. Diferente dos concorrentes, o C30 pode receber no máximo quatro ocupantes.
Versões
No Brasil, o C30 será oferecido com três opções de motorização. A versão de entrada será a 2.0 4 cilindros de 140 cv, com câmbio manual. Também será oferecida uma opção intermediária 2.4 5 cilindros de 170 cv e uma top de linha T5 de 220 cv, ambos com transmissão automática seqüencial (que permite também trocas manuais).
Como era de se esperar, o hatchback da Volvo Cars virá recheado de itens de conforto e segurança, estes último uma marca registrada da montadora sueca. Serão de série, desde a versão de entrada 2.4 aspirada, bancos em couro, ar-condicionado, conjunto elétrico, rodas aro 16, CD player, computador de bordo, seis air-bags, controle de estabilidade e ABS com EBD. Já a versão top de linha T5 terá ainda teto solar, acabamento diferenciado e rodas aro 17.
Os preços do C30 ainda não foram revelados pela Volvo Cars. Mas a empresa garante que a versão de entrada custará menos de R$ 100 mil. Já a top de linha deve chegar por cerca de R$ 150 mil.
Alcolumbre no comando do Senado deve impor fatura mais alta para apoiar pautas de Lula
Zambelli tem mandato cassado e Bolsonaro afirma que ele é o alvo; assista ao Sem Rodeios
Entenda o que acontece com o mandato de Carla Zambelli após cassação no TRE
Sob Lula, número de moradores de rua que ganham mais de meio salário mínimo dispara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião