Design
Fiat Palio Fire: Apesar de ganhar um novo painel e uma nova grade dianteira em 2014, ele mantém a aparência da segunda reestilização feita em cima da primeira geração em 2004. A versão Way melhorou a aparência, com um certo apelo aventureiro. Nota 6 .
Volkswagen up!: Apresenta um dos visuais mais controversos do mercado. Vindo, agrada a entrada de ar que mais parece um sorriso largo.Indo, as lanternas com estilo vertical são um pouco careta para o estilo jovial que o carro deseja transmitir. O volante tem base reta, com desenho inspirado no novo Fusca. Nota 7
Renault Clio: A reforma de dois anos atrás que deu ao Clio a dianteira atraente da geração europeia (a 4ª, enquanto no Brasil é a 2ª), com o losango da marca em destaque. Porém, a traseira não acompanhou a mudança e ficou desconecta com a frente do veículo. Nota 7
Desempenho
Fiat Palio Fire: O motor 1.0, de 75 cv e 9,9 kgfm de torque (força), é justo para a cidade, mas não espere respostas rápidas em saídas de cruzamento e semáforo. Possui a pior aceleração de 0 a 100 km/h dos três, com 15,2 segundos alcançar tal velocidade. Nota 6
Volkswagen up!: O bloco 1.0 três cilindros é o mais forte do comparativo. São 82 cv e 10,4 kgfm. Por ser leve, o subcompacto é bastante ágil nas aceleradas, o que dá a impressão de ser dirigir um modelo 1.4 ou 1.6. Vai de 0 a 100 km/h em 12,4 s. Ele ganhou a opção turbo TSI, que eleva a potência para 105 cv. Contudo, a tabela dele parte de R$ 44 mil. Nota 9
Renault Clio: Tem comportamento muito próximo ao up! e supera até outros blocos 1.0 três cilindros, como o Hyundai HB20 e Nissan March. São 80 cv e 10,5 kgfm, o que dá um 0 a 100 km/h de 13,7 s. Nota 8
Consumo
Fiat Palio Fire: Na cidade, tem o pior desempenho dos três 8,8/ 12,3 km/l (etanol/gasolina), mas na estrada é o que vai mais longe sem parar para abastecer. São 10,3/ 15,0 km/l. Por isso é um dos chamarizes para a intensa compra por frotistas. Nota 8
Volkswagen up!: Apresenta a melhor performance na cidade: 9,2/ 13,5 km/l (e/g). A versão turbo vai além, com 9,6/ 13,8 km/l. O tanque de combustível para 50 litros (o mesmo do Clio e 2 l a mais que o Palio) assegura idas menos frequentes aos postos. Mesmo na versão automatizada i-Motion (R$ 43.190, 4 portas), o consumo é similar ou até melhor que a manual. Nota 10
Renault Clio: É um dos modelos mais econômicos do mercado, especialmente na cidade. A média é de 11,1 km/l na mistura e/g e 13,1 km/l só com gasolina. O indicador para a troca de marchas dá uma mão no consumo. Nota 9
itens de série
Fiat Palio Fire: É o mais ‘pelado’ dos três. O kit direção hidráulica, ar-condicionado e vidros elétricos dianteiros adiciona R$ 5.075 ao valor do carro, fazendo passar de R$ 35 mil. Só DH e vidros, o preço a mais é de R$ 2.246, mas em conta que optar apenas pelo AC (R$ 2.966). Por R$ 1,450, é possível colocar o som MP3. Nota 5
Volkswagen up!: Ele sai de fábrica com alerta faróis acesos e de não uso do cinto de segurança, sistema Isofix para a fixação da cadeirinha infantil. Direção elétrica, ar-condicionado e vidros dianteiros elétricos são opcionais na versão básica take e saem por R$ 5mil (alcança R$ 36 mil). Nota 7
Renault Clio: É o mais completo dos três na versão básica - lembro que ele parte de R$ 34,9 mil. Vem com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, computador de bordo e indicador de troca de marcha, Nota 9
Espaço
Fiat Palio Fire: Quatro adultos e uma criança se acomodam bem, não mais que isso. Os 2,37 m de entre-eixos causam um certo aperto no banco detrás se quem for à frente tiver 1,80 m ou mais. Falta ainda o ajuste de altura do banco do motorista, dificultando a vida dos mais baixinhos. Os 290 litros de bagagem no porta-malas está dentro da média do segmento. Nota 6
Volkswagen up!: Apesar das dimensões compactas (ele é 30 cm menor que um Gol), o carro tem 2,42 m de entre-eixos, refletindo num espaço interno adequado. O porta-malas de 285 l é versátil, pois possui um fundo falso, onde é possível garantir mais espaço de carga. Nota 8
Renault Clio: Apresenta o melhor espaço de cabine entre os concorrentes. São 2,47 m de entre-eixos. Porém, se precisar pegar estrada e carregado, os 255 l de porta-malas exigirão um bagageiro extra. Nota 7
Custo-benefício
Fiat Palio Fire: É um carro para o dia a dia urbano, mas também pode ser ’pau para toda obra’. O preço acessível também entra na conta. Não é indicado para quem busca conforto ao dirigir, sem abrir mão de itens de comodidade. Nota 7
Volkswagen up!: Disponível em 6 versões de acabamento diferentes, ele se destaca pela condução simples e a facilidade na hora de estacionar e encaixar em vagas apertadas. Os bons números de consumo na cidade e a força do motor três cilindros, inclusive na estrada, o colocam como uma boa opção de entrada. Nota 9
Renault Clio: Pelo preço atual, o Clio se aproxima de hatches mais modernos. Porém, entrega itens de série que nos rivais são opcionais. O bom desempenho na cidade e a fácil digiribilidade são seus pontos fortes. Nota 8
Pós-venda
Fiat Palio Fire: O gasto com as cinco revisões programadas (até 50 mil km) será de R$ 1,9 mil nas concessionárias da marca. Já no índice de reparabilidade do Cesvi Brasil, que leva em conta o custo com o conserto/ troca das peças em caso de batida, ele foi classificado do nível intermediário para os mais caros em preços. No teste de colisão do NCAP, recebeu três estrelas para a proteção de adultos e crianças. Nota 6
Volkswagen up!: Para as cinco primeiras revisões, o site prevê um desembolso de pelo menos R$ 1,6 mil. Tem o menor custo de reparabilidade no índice Cesvi. E recebeu cinco estrelas para a proteção do adulto e quatro para a proteção de criança do Latin NCAP. Nota 10
Renault Clio: Nas cinco primeiras revisões, o usuário gastará ao menos R$ 1,9 mil . O Clio não aparecer no índice de reparabilidade e recebeu três estrelas no LAtin NCAP.
O segmento de entrada já foi a menina dos olhos do mercado brasileiro. Salvo o Fiat Palio, que ainda convive com a versão Fire , responsável direto pela liderança do modelo no ranking dos mais vendidos , os demais representantes não estão entre as primeiras opções de quem busca um carro novo abaixo dos R$ 35 mil - aliás, algo bastante raro nos dias de hoje. Selecionamos três veículos que figuram entre os mais acessíveis - Fiat Palio (há também o Uno, porém optamos pelo mais emplacado da marca), VW up! e Renault Clio - e buscamos compará-los conforme os critérios que têm maior peso na hora da escolha. Em cada quesito, atribuímos uma nota (de 5 a 10) a fim de quantificar o que eles entregam de melhor, ou nem tanto assim.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião