Design
Fiat Palio Fire: Apesar de ganhar um novo painel e uma nova grade dianteira em 2014, ele mantém a aparência da segunda reestilização feita em cima da primeira geração em 2004. A versão Way melhorou a aparência, com um certo apelo aventureiro. Nota 6 .
Volkswagen up!: Apresenta um dos visuais mais controversos do mercado. Vindo, agrada a entrada de ar que mais parece um sorriso largo.Indo, as lanternas com estilo vertical são um pouco careta para o estilo jovial que o carro deseja transmitir. O volante tem base reta, com desenho inspirado no novo Fusca. Nota 7
Renault Clio: A reforma de dois anos atrás que deu ao Clio a dianteira atraente da geração europeia (a 4ª, enquanto no Brasil é a 2ª), com o losango da marca em destaque. Porém, a traseira não acompanhou a mudança e ficou desconecta com a frente do veículo. Nota 7
Desempenho
Fiat Palio Fire: O motor 1.0, de 75 cv e 9,9 kgfm de torque (força), é justo para a cidade, mas não espere respostas rápidas em saídas de cruzamento e semáforo. Possui a pior aceleração de 0 a 100 km/h dos três, com 15,2 segundos alcançar tal velocidade. Nota 6
Volkswagen up!: O bloco 1.0 três cilindros é o mais forte do comparativo. São 82 cv e 10,4 kgfm. Por ser leve, o subcompacto é bastante ágil nas aceleradas, o que dá a impressão de ser dirigir um modelo 1.4 ou 1.6. Vai de 0 a 100 km/h em 12,4 s. Ele ganhou a opção turbo TSI, que eleva a potência para 105 cv. Contudo, a tabela dele parte de R$ 44 mil. Nota 9
Renault Clio: Tem comportamento muito próximo ao up! e supera até outros blocos 1.0 três cilindros, como o Hyundai HB20 e Nissan March. São 80 cv e 10,5 kgfm, o que dá um 0 a 100 km/h de 13,7 s. Nota 8
Consumo
Fiat Palio Fire: Na cidade, tem o pior desempenho dos três 8,8/ 12,3 km/l (etanol/gasolina), mas na estrada é o que vai mais longe sem parar para abastecer. São 10,3/ 15,0 km/l. Por isso é um dos chamarizes para a intensa compra por frotistas. Nota 8
Volkswagen up!: Apresenta a melhor performance na cidade: 9,2/ 13,5 km/l (e/g). A versão turbo vai além, com 9,6/ 13,8 km/l. O tanque de combustível para 50 litros (o mesmo do Clio e 2 l a mais que o Palio) assegura idas menos frequentes aos postos. Mesmo na versão automatizada i-Motion (R$ 43.190, 4 portas), o consumo é similar ou até melhor que a manual. Nota 10
Renault Clio: É um dos modelos mais econômicos do mercado, especialmente na cidade. A média é de 11,1 km/l na mistura e/g e 13,1 km/l só com gasolina. O indicador para a troca de marchas dá uma mão no consumo. Nota 9
itens de série
Fiat Palio Fire: É o mais ‘pelado’ dos três. O kit direção hidráulica, ar-condicionado e vidros elétricos dianteiros adiciona R$ 5.075 ao valor do carro, fazendo passar de R$ 35 mil. Só DH e vidros, o preço a mais é de R$ 2.246, mas em conta que optar apenas pelo AC (R$ 2.966). Por R$ 1,450, é possível colocar o som MP3. Nota 5
Volkswagen up!: Ele sai de fábrica com alerta faróis acesos e de não uso do cinto de segurança, sistema Isofix para a fixação da cadeirinha infantil. Direção elétrica, ar-condicionado e vidros dianteiros elétricos são opcionais na versão básica take e saem por R$ 5mil (alcança R$ 36 mil). Nota 7
Renault Clio: É o mais completo dos três na versão básica - lembro que ele parte de R$ 34,9 mil. Vem com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, computador de bordo e indicador de troca de marcha, Nota 9
Espaço
Fiat Palio Fire: Quatro adultos e uma criança se acomodam bem, não mais que isso. Os 2,37 m de entre-eixos causam um certo aperto no banco detrás se quem for à frente tiver 1,80 m ou mais. Falta ainda o ajuste de altura do banco do motorista, dificultando a vida dos mais baixinhos. Os 290 litros de bagagem no porta-malas está dentro da média do segmento. Nota 6
Volkswagen up!: Apesar das dimensões compactas (ele é 30 cm menor que um Gol), o carro tem 2,42 m de entre-eixos, refletindo num espaço interno adequado. O porta-malas de 285 l é versátil, pois possui um fundo falso, onde é possível garantir mais espaço de carga. Nota 8
Renault Clio: Apresenta o melhor espaço de cabine entre os concorrentes. São 2,47 m de entre-eixos. Porém, se precisar pegar estrada e carregado, os 255 l de porta-malas exigirão um bagageiro extra. Nota 7
Custo-benefício
Fiat Palio Fire: É um carro para o dia a dia urbano, mas também pode ser ’pau para toda obra’. O preço acessível também entra na conta. Não é indicado para quem busca conforto ao dirigir, sem abrir mão de itens de comodidade. Nota 7
Volkswagen up!: Disponível em 6 versões de acabamento diferentes, ele se destaca pela condução simples e a facilidade na hora de estacionar e encaixar em vagas apertadas. Os bons números de consumo na cidade e a força do motor três cilindros, inclusive na estrada, o colocam como uma boa opção de entrada. Nota 9
Renault Clio: Pelo preço atual, o Clio se aproxima de hatches mais modernos. Porém, entrega itens de série que nos rivais são opcionais. O bom desempenho na cidade e a fácil digiribilidade são seus pontos fortes. Nota 8
Pós-venda
Fiat Palio Fire: O gasto com as cinco revisões programadas (até 50 mil km) será de R$ 1,9 mil nas concessionárias da marca. Já no índice de reparabilidade do Cesvi Brasil, que leva em conta o custo com o conserto/ troca das peças em caso de batida, ele foi classificado do nível intermediário para os mais caros em preços. No teste de colisão do NCAP, recebeu três estrelas para a proteção de adultos e crianças. Nota 6
Volkswagen up!: Para as cinco primeiras revisões, o site prevê um desembolso de pelo menos R$ 1,6 mil. Tem o menor custo de reparabilidade no índice Cesvi. E recebeu cinco estrelas para a proteção do adulto e quatro para a proteção de criança do Latin NCAP. Nota 10
Renault Clio: Nas cinco primeiras revisões, o usuário gastará ao menos R$ 1,9 mil . O Clio não aparecer no índice de reparabilidade e recebeu três estrelas no LAtin NCAP.
O segmento de entrada já foi a menina dos olhos do mercado brasileiro. Salvo o Fiat Palio, que ainda convive com a versão Fire , responsável direto pela liderança do modelo no ranking dos mais vendidos , os demais representantes não estão entre as primeiras opções de quem busca um carro novo abaixo dos R$ 35 mil - aliás, algo bastante raro nos dias de hoje. Selecionamos três veículos que figuram entre os mais acessíveis - Fiat Palio (há também o Uno, porém optamos pelo mais emplacado da marca), VW up! e Renault Clio - e buscamos compará-los conforme os critérios que têm maior peso na hora da escolha. Em cada quesito, atribuímos uma nota (de 5 a 10) a fim de quantificar o que eles entregam de melhor, ou nem tanto assim.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast