• Carregando...
Scooters são ideais para quem trabalha perto de casa |
Scooters são ideais para quem trabalha perto de casa| Foto:
  • Melhor postura e posição nas motos de uso misto

Devidamente habilitado na categoria "A", chega a hora do futuro motociclista comprar uma moto. Então vem a pergunta: qual modelo escolher entre tantas opções? A resposta é simples: uma moto de baixa cilindrada, entre 125 e 150. Até porque o novo motociclista fez 20 horas aula ou mais com este perfil de modelo e já está familiarizado com o comportamento deste tipo de moto.

Aqui é uma questão de bom senso por parte do piloto e não de quanto dinheiro você tem na conta bancária, já que a falta de experiência ao guidão de uma superesportiva, por exemplo, pode levá-lo a um acidente.

"Tudo tem seu tempo. É imprescindível adquirir experiência. Pilotar corretamente em duas rodas requer muito treino. Depois de uma 125/150, o motociclista migra para uma 250cc e assim por diante, até chegar a uma moto de alta cilindrada", conta o gerente da Honda.

Geraldo Simões, jornalista, motociclista e instrutor de pilotagem, segue o mesmo raciocínio de Yasuda. "Para os novatos, a melhor e mais sensata dica é escolher uma moto pequena. Já me cansei de socorrer motociclistas de primeira viagem que compraram motos muito grandes, pesadas ou velozes".

"A motocicleta não pode ser meramente um objeto de status, muito menos um brinquedão. A ‘máquina’ dever ser tratada com muito respeito e utilizada com responsabilidade. Enfim, se tornar instrumento de prazer e satisfação", conta Ricardo Loureiro dos Santos, motociclista que começou pilotando uma Honda XR 200 e recentemente comprou uma Honda Shadow.

Para os iniciantes que não gostam muito dos modelos streets, há outras boas opções como, por exemplo, os scooters, e as motos de uso misto. Apesar da facilidade de condução – é só ligar e acelerar sem a preocupação com as trocas de marchas –, os scooters são ideais para quem estuda ou trabalha perto de casa. Por outro lado, as rodas pequenas sofrem mais com os impactos em buracos e podem transferir instabilidade ao piloto. Já nas motos de uso misto, o motociclista tem uma melhor postura e posição de pilotagem. A moto é mais alta, conta com suspensões reforçadas e o posicionamento dos espelhos está, na maioria dos casos, acima dos retrovisores dos automóveis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]