O lançamento do novo Jetta no mercado brasileiro em 2018 gerou uma certa frustração aos consumidores do carro. O modelo veio apenas na motorização 1.4 TSI, de 150 cv, sem a companhia da versão apimentada 2.0 turbo, que notabilizou o sedã médio como um dos carros mais divertidos de dirigir em sua categoria.
A razão pela ausência era simples: a opção mais forte não havia sido lançada ainda no mercado norte-americano, que é abastecido pela fábrica da Volkswagen no México, a mesma que exporta para o Brasil.
Mas a espera acabou. A nova geração da configuração mais nervosa acaba de aparecer no Salão de Chicago, que abre as portas para o público neste sábado (9) e vai até o dia 18 de fevereiro.
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Volkswagen / Divulgação
O Jetta GLI, configuração topo de linha por lá, adota a mesma configuração do Golf GTI, inclusive repetindo o motor 2.0 turbo, de 230 cv e 35,7 kgfm de torque.
Ou seja, se o anterior 2.0 TSI, de 211 e 28,6 kgfm, já arrancava um sorriso largo do motorista, imagine agora que ele está bem mais potente e torcudo!
O propulsor é gerenciado por uma transmissão manual de seis marchas ou a automatizada de dupla embreagem com sete velocidades.
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A potência mais instigante é controlada por um diferencial com deslizamento limitado e suspensão independente com ajustes esportivos (multilink no lugar do eixo de torção na traseira), o que baixa a carroceria em 1,5 cm comparado ao Jetta ‘normal’.
Para complementar a esportividade, o Jetta GLI utiliza o sistema de freios do invocado Golf R, com discos ventilados de 34 cm na dianteira que compõem as rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo.
Volkswagen / Divulgação
Por fora, mais do Golf GTI no visual como o acabamento em preto e vermelho, destacado na grade frontal do tipo colmeia com uma fina linha vermelha interligando a base dos faróis, que são em led.
Atrás, o para-choque vem com um difusor integrado e há duas saídas de escapamento cromadas. As lanternas também são em led.
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O interior na cor preta segue a proposta de fora, com detalhes em vermelho pelo painel, nas costuras dos bancos em couro, manopla do cambio, apoio de braços e tapetes. O volante também foi emprestado do Golf GTI.
A lista de equipamentos é formada por assentos com aquecimento, faróis automáticos, iluminação interna configurável em 10 dez cores, sensor de chuva e abertura/ fechamento e partida sem chave. O pacote vem ainda com quatro modos de condução, uma delas personalizável que pode deixar o carro ainda mais arisco.
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O Jetta GLI estreia em março nos EUA, mas no Brasil ainda é um incógnita. Aliás, resta saber se a Volks irá trazer esta versão como opção esportivo do sedã, ou seguirá a fórmula usada em outros produtos da marca, apenas adotando o motor de 230 cv na Highline, sem incorporar o mesmo visual agressivo da opção americana.
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