O lançamento do novo Jetta no mercado brasileiro em 2018 gerou uma certa frustração aos consumidores do carro. O modelo veio apenas na motorização 1.4 TSI, de 150 cv, sem a companhia da versão apimentada 2.0 turbo, que notabilizou o sedã médio como um dos carros mais divertidos de dirigir em sua categoria.
A razão pela ausência era simples: a opção mais forte não havia sido lançada ainda no mercado norte-americano, que é abastecido pela fábrica da Volkswagen no México, a mesma que exporta para o Brasil.
Mas a espera acabou. A nova geração da configuração mais nervosa acaba de aparecer no Salão de Chicago, que abre as portas para o público neste sábado (9) e vai até o dia 18 de fevereiro.
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O Jetta GLI, configuração topo de linha por lá, adota a mesma configuração do Golf GTI, inclusive repetindo o motor 2.0 turbo, de 230 cv e 35,7 kgfm de torque.
Ou seja, se o anterior 2.0 TSI, de 211 e 28,6 kgfm, já arrancava um sorriso largo do motorista, imagine agora que ele está bem mais potente e torcudo!
O propulsor é gerenciado por uma transmissão manual de seis marchas ou a automatizada de dupla embreagem com sete velocidades.
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A potência mais instigante é controlada por um diferencial com deslizamento limitado e suspensão independente com ajustes esportivos (multilink no lugar do eixo de torção na traseira), o que baixa a carroceria em 1,5 cm comparado ao Jetta ‘normal’.
Para complementar a esportividade, o Jetta GLI utiliza o sistema de freios do invocado Golf R, com discos ventilados de 34 cm na dianteira que compõem as rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo.
Por fora, mais do Golf GTI no visual como o acabamento em preto e vermelho, destacado na grade frontal do tipo colmeia com uma fina linha vermelha interligando a base dos faróis, que são em led.
Atrás, o para-choque vem com um difusor integrado e há duas saídas de escapamento cromadas. As lanternas também são em led.
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O interior na cor preta segue a proposta de fora, com detalhes em vermelho pelo painel, nas costuras dos bancos em couro, manopla do cambio, apoio de braços e tapetes. O volante também foi emprestado do Golf GTI.
A lista de equipamentos é formada por assentos com aquecimento, faróis automáticos, iluminação interna configurável em 10 dez cores, sensor de chuva e abertura/ fechamento e partida sem chave. O pacote vem ainda com quatro modos de condução, uma delas personalizável que pode deixar o carro ainda mais arisco.
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O Jetta GLI estreia em março nos EUA, mas no Brasil ainda é um incógnita. Aliás, resta saber se a Volks irá trazer esta versão como opção esportivo do sedã, ou seguirá a fórmula usada em outros produtos da marca, apenas adotando o motor de 230 cv na Highline, sem incorporar o mesmo visual agressivo da opção americana.
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