Quem tem família grande sabe bem da dificuldade em acomodar filhos e bagagens no carro na hora de viajar a passeio. Muitas vezes, é preciso ir com dois veículos para evitar deixar alguém para trás.
Percebendo isso, as montadoras começaram a oferecer também modelos com 7 lugares. A Volkswagen Kombi e Kia Besta disputavam a preferência das famílias no início, mas depois vieram carros mais confortáveis e modernos.
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A Chevrolet Zafira foi uma das pioneiras nesta nova fase e na sua esteira vieram Fiat Doblò, Nissan Grand Livina, Fiat Freemont, entre outras.
Hoje, há pelo menos uma dezena de opções entre usados, seminovos e zero km, nas mais diferentes faixas de preços e tamanhos.
Listamos dez carros com 7 lugares que podem atendem à necessidade familiar na próxima viagem de férias.
A minivan foi a precursora no Brasil a oferecer os dois assentos extras, somando 7 lugares. Oferece a possibilidade da terceira fileria ser totalmente rebatida, aumentado a capacidade para a bagagem.
O modelo foi descontinuado em 2012, abrindo espaço para a Spin.
Principais itens de série: direção hidráulica; ar-condicionado; trio elétrico; chave com telecomando; e regulagem elétrica dos faróis.
As versões mais modernas trazem ainda airbags frontais; faróis de neblina; freios ABS com EBD; mesinha tipo avião com porta copos; teto solar elétrico; câmbio automático; sistema de som com conexões AUX/USB/bluetooth; volante multifuncional; e piloto automático.
Porta-malas : 704 litros (com a terceira fileira rebatida) e 150 l (com todos os assentos no lugar).
Motores: 2.0, de 116 cv (gasolina), até 2008; 2.0, de 133/ 140 cv (gasolina/ etanol), a partir de 2009.
Consumo: cidade - 5,5/ 8,2 km/l . Estrada - 9,1/ 11,8 km/l (e/g).
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O modelo outrara feito em São José dos Pinhais traz bancos da segunda fileira bipartidos (60/40) e rebatíveis em 180 graus. Ele vem com o sistema de deslizamento que facilita o embarque e desembarque do sexto e sétimo passageiros.
Vendida no Brasil de 2006 a 2014, passou por uma ligeira reestilização a partir da linha 2013, com nova grade e para-choques e a adição de fundo branco no painel de instrumentos.
Principais itens de série : direção elétrica; ar-condicionado digital; trio elétrico; faróis de neblina; rack de teto; retrovisores elétricos; sistema de som com SD Card/AUX; airbag duplo; freios ABS com EBD; câmbio automático de 4 velocidades ou manual de seis marchas; e bancos em couro (versão SL).
Porta-malas: 589 litros (com a terceira fileira rebatida) e 123 l (com 7 lugares).
Motor: 1.8, de 125/ 126 cv (gasolina/etanol).
Consumo: cidade - 6,2/ 8,9 km/l. Estrada - 9,7/ 13,2 km/l (e/g).
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O modelo zero km só tem os 7 lugares na motorização 1.8. Mas em opções seminovas da minivan é possível encontrar os assentos extras na propulsor 1.4, já que ele vinha como opcional nesta configuração.
Os dois bancos suplementares são dobráveis e ficam recolhidos nas laterais do porta-malas.
Principais itens de série : direção hidráulica; vidros elétricos dianteiros; porta-objetos sob o teto; ar-condicionado; portas- laterais deslizantes; computador de bordo; airbag duplo; freios com ABS e câmbio manual de cinco marchas.
Como opcionais estão faróis de neblina, sistema de som com conexão USB/ bluetooth, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento e rodas de liga aro 15.
Porta-malas : motor 1.4 - 750 litros (com a terceira fileira rebatida) e 450 l (com todos os assentos no lugar). Motor 1.8 - 665 l e 450 l, respectivamente.
Motor 1.4 : 85/ 86 cv. Motor 1.8 : 130/ 132 cv (gasolina/etanol)
Consumo 1.4 : cidade - 6,3/ 9,2 km/l. Estrada - 6,4/ 9,5 km/l (e/g).
Consumo 1.8 : cidade - 6,2/ 9,1 km/l. Estrada - 6,7/ 9,7 km/l (e/g).
Uma das poucas minivan que sobrevivem à forte concorrência dos SUVs e crossovers compactos. E o motivo é a preferência dos taxistas e o ótimo custo-benefício para quem tem família grande.
Os bancos extras na terceira fileira estão disponíveis na versão LTZ. Com todos os assentos dos passageiros rebatidos é possível levar até 1.668 litros de carga e até uma bicicleta.
Este ano, o modelo ganhou uma reestilização para agradar um público maior. A frente ganhou novo desenho, inspirado no Cobalt, que deixou o carro mais agradável ao olhar. O capô está mais baixo e os faróis menores e mais horizontais.
Itens de série: direção elétrica; ar-condicionado; trio elétrico; rodas de liga aro 15; multimídia MyLink com tela de 7”; computador de bordo e GPS por comando de voz; tecnologia On Star; faróis de neblina; volante multifuncional; alerta de pressão nos pneus; sensor de estacionamento; câmbio automático de seis velocidades; e piloto automático; desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro; indicador de troca de marchas.
Porta-malas: 750 litros (com a terceira fileira rebatida) e 162 l (7 lugares).
Motor: 1.8, de 106/ 111 cv.
Consumo: cidade - 8,1/ 11,8 km/l . Estrada - 9,4/ 13,7 km/l (e/g).
A minivan com cara de perua é o modelo zero km com 7 lugares mais acessível do país. O carro se destaca pelos assentos da segunda fila serem dobráveis e deslizantes, facilitando o acesso.
Além disso, os dois bancos extras podem ser rebatidos e retirados da cabine, liberando todo o espaço traseiro para a bagagem. Não oferece a opção de câmbio automática (é manual de cinco marchas) e o nível de equipamentos é dividido em três pacotes (veja abaixo)
Itens de série : direção hidráulica; ar-condicionado; faróis com regulagem elétrica de altura; vidros elétricos, e Isofix (fixação de cadeira infantil).
Os pacotes mais caros (R$ 63.990 e R$ 66.990) acrescentam roda de liga aro 16; travamento automático das portas; sensor de ré; retrovisores elétricos; faróis de neblina; e ar digital. Sistema de som só no pacote mais caro.
Porta-malas : 710 litros (com a terceira fileira rebatida) e 198 l (com todos os assentos no lugar).
Motor : 2.0, 155/ 160 cv (gasolina/etanol).
Consumo : cidade - 5,0/ 7,1 km/l . Estrada - 6,2 / 9,0 km/l (etanol/gasolina).
A Fiat encerrou no ano passado a importação do modelo vindo do México. Por isso, a Freemont só está é encontrada no mercado de seminovos e usados. A opção com 7 lugares está disponível na versão mais cara Precision, que vem recheada de equipamentos de série.
A fileira central de bancos é deslizante, favorecendo o acesso fácil aos dois últimos assentos. Também pode ser rebatível e, junto com o par de bancos extras, encaixa-se no piso, liberando a área para bagagem.
Itens de série: ar-condicionado de três zonas; trio elétrico; botão de partida; banco do motorista com regulagem elétrica; computador de bordo; controles de estabilidade e de tração; airbags laterais e de cortina, câmbio automático de seis marchas; corretor de frenagem eletrônico; sistema eletrônico anticapotamento; faróis com regulagem elétrica de altura; faróis de neblina; Isofix; piloto automático; porta-objetos com bandeja removível abaixo do assoalho da fileira central; rodas de liga aro 17; monitoramento da pressão dos pneus; controle de trailer; multimídia com tela de 8,4”, GPS, câmera de ré, conexões AUX/USB/bluetooth e viva voz; e volante multifuncional em couro.
Porta-malas: 580 litros (com a terceira fileira rebatida) e 145 l (7 lugares)
Motor: 2.4 a gasolina, de 172 cv.
Consumo: cidade - 7,1 km/l. Estrada - 10,7 km/l.
A reestilização do Citroën C4 Picasso acaba de desembarcar no Brasil e, por enquanto, apenas para pré-venda e test drive. A versão de 7 lugares é a Grand C4 Picasso. O monovolume chama a atenção pela assinatura luminosa frontal de três estágios.
Na cabine, a fileira do meio tem assentos individuais, que ficam sobre trilhos, e podem ser arrastados, aumentando assim a capacidade do porta-malas para até 704 litros. É possível ter bancos em couro com regulagens elétricas, aquecimento e massagem e apoio para as pernas dos passageiros.
Itens de série : direção elétrica; câmbio automático de seis marchas; ar-condicionado digital de duas zonas; piloto automático; sensores de ré, iluminação e de chuva; freio de estacionamento eletrônico; controles de estabilidade e de tração; luzes diurnas em led; seis airbags; assistente de partida em rampa; rodas de liga aro 17; para-brisa panorâmico; multimídia com tela de 7” com conexões USB/bluetooth e HD interno; Isofix; cortinas para as janelas e mesinhas do tipo avião para os passageiros da segunda fileira; e volante multifuncional.
A versão mais cara (Intensive) inclui abertura das portas sem chave; câmera de ré; painel de instrumentos configurável com tela de 12”; luzes de conversão; faróis bixenônio; e lanternas e piscas em led.
Porta-malas : 575 litros (com a terceira fileira rebatida) e 130 l (7 lugares).
Motor : 1.6 THP a gasolina, de 165 cv.
Consumo : cidade - 8,7 km/l. Estrada - 11,0 km/l.
A nova geração do utilitário estreou em 2013. A terceira fileira de bancos está disponível nas versões GT e 2.2 diesel.
O acesso é facilitado pelo deslizamento de 25 cm da segunda fileira. Com as linhas de trás acomodadas sob o assoalho, o porta-malas se torna um compartimento para 1.625 litros.
Itens de série: direção elétrica; faróis de xenônio; faróis com regulagem automática; faróis de neblina; teto solar; ar digital de duas zonas; banco do motorista com ajuste elétrico e dianteiros com aquecimento; assentos em couro; volante multifuncional; computador de bordo; sensor de chuva, crepuscular e de ré; multimídia com DVD, GPS, câmera de ré e conexões USB/AUX/bluetooth; nove airbags; controles de tração e de estabilidade; piloto automático adaptativo; sistema de frenagem autônoma na iminência de colisão; assistente de saída em rampa; transmissão automática de seis velocidades; e tração 4x4.
Porta-malas: 798 litros (com a terceira fileira rebatida) e 150 l (7 lugares).
Motores: 2.2 diesel, de 165 cv, e 3.0 V6 a gasolina, de 240 cv.
Consumo 3.0 (2.2 não divulgado): Cidade - 6,9 km/l. Estrada -8,4 km/l.
A nova geração do Chevrolet Trailblazer estreou em 2016. O banco do passageiro traseiro é rebatível (60/40) e a terceira fileira é recolhida ao nível do assoalho. Isso cria mais espaço para levar a bagagem.
O porta-malas ainda é equipado com o storage box, um compartimento para organizar as coisas que vão atrás.
Itens de série:direção hidráulica, ar-condicionado digital, trio elétrico, airbags laterais e de cortina, câmbio automático de seis marchas, bancos e volante em couro, controles eletrônicos de tração e de estabilidade, faróis de neblina,computador de bordo, controle de balanço de reboque (aciona automaticamente os freios e reduz o torque do motor, caso seja detectado alteração da trajetória do trailer), assistente de partida em rampa, assistente de descida, banco do motorista com regulagens elétricas, OnStar piloto automático e sistema multimídia MyLink com GPS e câmera de ré.
Porta-malas: 205 l (7 lugares)
Motor: 2.8 turbodiesel, de 200 cv, 3.6 V6 a gasolina, de 279 cv.
Consumo 2.8 TD: cidade - 6,6 km/l. Estrada - 8,6 km/l.
Consumo 3.6 V6: cidade - 7,8 km/l. Estrada - 9,1 km/l.
Os bancos em couro possuem aquecimento e memorização de ajustes, que permitem ao motorista fazer acertos elétricos de altura, distância dos pedais, e regulagem para a região lombar e joelhos. A segunda fileira de assentos rebatível e console central dobrável para ser mais versátil.
Itens de série: ar digital de duas zonas; câmbio automático de seis velocidades; banco do motorista com memória e dez variações de ajuste elétrico; piloto automático; trio elétrico; abertura elétrica do porta-malas por aproximação; teto solar duplo panorâmico; acendimento automático dos faróis; seis airbags; luz diurna em led; controles de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; detector de ponto cego; Isofix; e sistema multimídia com câmera de ré, GPS, DVD e conexões AUX/bluetooth.
Porta-malas: 530 litros (com a terceira fileira rebatida) e 258 l (7 lugares).
Motor: 3.3 V6 a gasolina, de 270 cv.
Consumo: cidade - 6,3 km/l. Estrada - 7,7 km/l.
Modelo | Preço zero km | Preço usado |
Dodge Journey 3.6 V6 | R$ 143.980 | R$ 69.388 (2013) |
Kia Grand Carnival | R$ 263.375 | R$ 192.201 (2016) |
Hyundai Santa Fe | R$ 192.640 | R$ 107.381 (2014) |
Toyota SW4 | R$ 171.140 | R$ 92.536 (2014) |
Land Rover Discovery Sport | R$ 245.196 | R$ 196.690 (2016) |
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