Inovação
Novo Uno é o pai da tendência
Se as cores vibrantes estão caindo no gosto dos motoristas, o principal responsável pela mudança de comportamento é o Novo Uno, da Fiat. Desde o lançamento, o modelo chegou as concessionárias em cores ousadas para o mercado brasileiro, tão acostumado com o preto e cinza. Bastou alguns meses para as novidades coloridas tomassem as ruas e forçassem novas estratégias da concorrência.
Os números do mercado compravam que a inovação da Fiat tem modificado o mercado automobilístico. Cerca de 60% dos veículos comercializados no Brasil são nas diversas tonalidades de cinza e prata. Já com o Novo Uno, a equação é contrária; apenas 40% dos veículos deste modelo são nos tons tradicionais. O vermelho é responsável por 20% da produção, enquanto que o verde box e o amarelo "grifa texto" contabilizam 10%, cada cor. Mensalmente, a Fiat comercializa, em média, 25 mil modelos de Uno, contabilizando o Novo Uno (60%) e o Uno Mille (40%).
As ruas das grandes cidades estão mais coloridas. Há algum tempo, os tradicionais preto e prata, antes unanimidades entre os motoristas na hora de escolher um automóvel, têm dado lugar a cores mais modernas e vibrantes como o azul, verde, amarelo e laranja. As novidades já foram incorporadas aos portfólios dos modelos de muitas montadoras.
"É uma aposta que fizemos a longo prazo. O mercado precisa de um tempo para assimilar. Mas, é uma tendência e que vai entrar com maior volume em três anos", explica o gerente de marketing de produto da Ford, Eduardo Basso. Atualmente, a marca inseriu as tonalidades vibrantes no portfólio de dois dos seus modelos; New Fiesta e Edge. O primeiro, por exemplo, pode ser encontrado em oito cores, nas quais duas são verde e azul. "As pessoas estão gostando. E, conforme forem entrando na plataforma mundial, novas cores poderão chegar ao Brasil", diz Basso.
Outra montadora que também está apostando nas cores vivas é a Kia. Foi na concessionária da marca que a design de interiores Carolina Ferraz comprou, em novembro passado, o seu Soul na cor laranja. A opção pela coloração chamativa deve-se ao veículo, considerado um modelo conceito. "O Soul é um carro especial e merecia uma cor diferente, e não uma das cores óbvias", explica. "Sou cabeça aberta e não tenho medo de ousar".
Apesar do laranja estar no portfólio de opções da Kia, entre outras como verde pistache e perolado, Carolina precisou esperar 15 dias para receber o veículo, pois a marca não tinha pronta-entrega. As rodas do automóvel também receberam detalhes na mesma cor.
Cor vibrante
De acordo com Carolina, a escolha pela cor vibrante está muito ligada a sua profissão e aos seus gostos pessoais. A opção pelas tonalidades fortes também é presente nas suas roupas, sapatos e bolsas. "Diferente do curitibano que é conservador, eu estou sempre disposta a pegar algo diferente. Quando você compra um carro ou um acessório é você mesmo que tem que gostar. Eu estou adorando o meu Soul laranja", afirma a motorista que antes tinha um Vectra cinza.
Apesar da declaração de amor, a design de interiores já passou por situações engraçadas a bordo do seu veículo. Certa ocasião, ao trafegar pelas ruas de Curitiba, uma pessoa na calçada levantou a mão fazendo o tradicional gestão para chamar um táxi. "Mas também já recebi muitos elogios", ressalta.
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