A monstruosa Ram 2500 retorna ao Brasil, depois de a importação ter sido suspensa pelo Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no início deste ano devido à alta do dólar e a volta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A única picape grande no mercado nacional está disponível por R$ 249,9 mil e em versão única, a Laramie 4x4. O utilitário vem equipado com o motor Cummins 6.7 turbodiesel, de 6 cilindros em linha, que desenvolve 330 cv e 104 kgfm de torque ( o antecessor gerava 310 cv e 84 kgfm). O câmbio é automático de seis marchas, com alavanca posicionada atrás do volante, e a tração é sempre 4x4.
Importada do México, a picapona chama atenção não só pelo visual imponente. Ela oferta uma boa lista de equipamentos de série. Traz ar-condicionado digital de duas zonas, bancos de couro com recursos de aquecimento, ventilação e regulagens elétricas, volante com comandos de som, central multimídia com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, blueetooth acionado por comando de voz, navegação GPS, airbags laterais e de cortina, piloto automático e sensores de ré e crepuscular. O conjunto de áudio é da marca Alpine, com nove alto-falantes (incluindo dois no teto) e um subwoofer.
Do lado de fora uma novidade: a Ram Box. Trata-se de dois compartimentos localizados nas bordas superiores das laterais da caçamba. Com 132 litros de capacidade cada, esses porta-objetos têm travamento remoto em conjunto com as portas e sistema de drenagem, que possibilita o transporte de carnes frescas ou bebidas envoltas por gelo.
Visualmente, a 2500 Laramie exibe rodas de alumínio polido aro 18, que combinam com os cromados da grade, para-choques e estribos. Os faróis ganharam novos projetores, do tipo canhão, e as lanternas traseiras foram retocadas.
Se o cliente preferir, há a opção de pintura em dois tons, sem custo adicional, com a parte inferior prata e o restante da carroceria nas seguintes cores: a sólida Vermelho Flame e as metálicas Cinza Granite Crystal, Cinza Maximum Steel e Preto, além da perolizada Azul True. Há ainda Verde Black Forest (metálica) e Branco (perolizada).
Gigante
Com mais de 6 metros de comprimento, possui capacidade de carga de 1.030 kg e força para puxar 7.750 kg no reboque. Apesar do porte avantajado, a Ram 2500 tem ótima dirigibilidade em qualquer situação. A direção hidráulica apresenta respostas mais do que adequadas à proposta da picape.
Para melhorar ainda mais sua estabilidade a suspensão traseira apresenta evoluções em relação à geração anterior, com a substituição dos feixes de molas longitudinais por uma arquitetura three-link (três pontos de fixação), com braço arrastado e molas helicoidais. Na frente, a estrutura é semelhante, mas com cinco pontos de suporte (five-link).
A primeira Ram foi lançada em 1981, ainda com a marca Dodge à frente. Em 2010, as empresas foram divididas e desde então a Ram responde pelas picapes do Grupo FCA. A Ram 2500 estreou oficialmente por aqui em 2005 na versão SLT. Uma nova geração veio em 2012, já na configuração Laramie. Nesta época o modelo até virou hit sertanejo com a música “Vem ni mim Dodge Ram”, escrita pelo cantor Israel Novaes.
Com 48 concessionárias no país, a marca pretende vender 1 mil unidades/ano, com foco nos grandes produtores rurais. O veículo já pode ser configurado no site da marca e na rede de concessionárias.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião