O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
Chevrolet- O Onix é o novo modelo nacional da Chevrolet. A versão de entrada LS 1.0 traz de série ABS com EBD, airbag duplo frontal e direção hidráulica. A mais completa, LTZ 1.4 automática, custa R$ 41.990 e tem câmbio automático de seis velocidades, o mesmo já utilizado no Cruze e no Sonic. O modelo estará disponível nas lojas a partir de novembro. Outra novidade é o Trailblazer, substituto do Blazer, baseado na plataforma da nova S-10. O modelo será oferecido em versão única, LTZ, e terá duas opções de motorização: 3.6 V6 a gasolina de 239 cv ou 2.8 diesel de 180 cv. O porta-malas do Trailblazer leva 205 litros quando se utilizam os sete assentos, mas o valor vai a até 1.830 litros quando as duas fileiras traseiras estão rebatidas. Todas as opções trazem de série ABS com EBD e controle de estabilidade. O carro chega às concessionárias em novembro, ainda sem preços definidos.
Renault- As principais novidades da Renault são a reestilização do veterano Clio, a versão esportiva GT para o Fluence e a inclusão do sistema de entretenimento Media Nav para Logan e Sandero. Há também o conceito D-Cross, um estudo de design baseado no SUV Duster. Com nova frente e traseira, o Clio se aproxima do visual dos carros da Renault na Europa, mas não é a nova geração, mostrada no salão de Paris recentemente. O carro terá várias opções de personalização e será lançado no dia 12 de novembro. Já a versão esportiva do Fluence, o GT, passa a oferecer ao público brasileiro o motor 2.0 turbo a gasolina de 180 cv de potência. O preço e data de chegada do modelo, porém, não foram confirmados.
Nissan- A Nissan está presente com o sedã Altima, o conceito Extrem e a edição especial do March, alusiva à Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Previsto para estrear no mercado brasileiro até o fim do primeiro semestre de 2013, o Altima chegará por aqui para brigar com o novo Ford Fusion, Volkswagen Passat e Hyundai Sonata. O modelo virá importado do México, com motor de 2.5 litros e 182 cavalos de potência, acoplado ao câmbio XTronic CVT.
Mitsubishi- O próximo modelo da Mitsubishi que vai receber a bandeira nacional é o ASX. Sua produção no Brasil começa na metade do ano que vem. Em 2014, a versão de entrada do Lancer também estará na linha de produção brasileira. Outro que segue o mesmo caminho é o Outlander, mas em 2013, na geração atual. A montadora também destacou o Lancer no estande, já lançado no mercado brasileiro, mas ainda importado do Japão. O carro vem em uma versão especial com acabamento em fibra de carbono chamada Evolution 10 Carbon Series.
Mercedes-Benz- A Mercedes-Benz promoveu a premiére mundial do novo SLS AMG GT3 45th Anniversary. A série limitada em cinco unidades celebra os 45 anos da preparadora de carros da Mercedes. O esportivo é equipado com bloco 6.3 V8 de 751 cv de potência e vai de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A velocidade máxima do bólido é de 300 km/h. A Mercedes ainda anunciou que a unidade número 1 da série já foi vendida e o felizardo comprador foi um brasileiro. O preço, no entanto, não foi divulgado pela montadora.
Volkswagen- Pela primeira vez na história, a Volkswagen escolheu o Salão do Automóvel de São Paulo para realizar uma apresentação mundial. O Taigun é um estudo de SUV compacto concebido na plataforma NMS e traz dimensões compactas ideais para o trânsito urbano: 3,86 metros de comprimento e 1,72 metro de largura. O interior tem espaço para quatro ocupantes e exibe os elementos futuristas típicos de modelos conceituais. Há um sistema de entretenimento no console central, com interface para smartphones e controles de rádio e outras funções. O porta-malas comporta 280 litros. O Taigun usa um inédito motor 1.0 TSI, dotado de turbocompressor e injeção direta de combustível, proporcionando uma potência de 110 cv. Segundo a montadora, o veículo vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e consegue atingir os 186 km/h.
Ford- Não é exagero dizer que o New Fiesta Sedan parece um mini-Fusion. A reestilização fez bem ao modelo, que se tornou mais imponente depois de passar pelo bisturi. As maiores mudanças foram feitas na frente, que ganhou a grade
Hyundai- A montadora sul-coreana, que agora tem fábrica em Piracicaba (SP), exibiu a versão
Toyota- A Toyota promoveu o lançamento do Prius, primeiro modelo híbrido vendido em série no mundo e que faz enorme sucesso nos Estados Unidos e Europa. O carro custará R$ 120 mil no mercado norte-americano, ele parte de US$ 24 mil (perto de R$ 48,5 mil). Mesmo sendo econômico e ecológico, o modelo não goza de benefícios fiscais no Brasil. O Prius terá como concorrente direto o Ford Fusion Hybrid, primeiro carro a oferecer a tecnologia híbrida no país. O carro tem potência combinada de 138 cv e autonomia de 1.150 km. O Prius estreou no Japão em 1997 e já superou a marca de 3 milhões de unidades vendidas. Roda 25 km/l com gasolina.
Em sua 27.ª edição, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que abre hoje as suas portas para o público, conta com a presença de 49 marcas de carros, contra 42 da última edição, e 500 veículos exibidos, ante 450 mostrados em 2010. Uma das novidades é a presença da Lexus, divisão de luxo da Toyota, e da chinesa Great Wall Motors. A marca Ram, da Dodge, está de volta ao pavilhão e outras quatro marcas chinesas serão expostas pela importadora S-Auto. Modelos da Ferrari e Maserati estão no estande da Fiat. A expectativa é que o salão receba 750 mil visitantes entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro. Durante o período, 113 expositores ocuparão uma área de 85.000 metros quadrados no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Atualmente, o salão é considerado o 5º maior do mundo. Jornalistas de vários países lotaram os estandes das marcas durante a apresentação dos lançamentos.
Deixe sua opinião